CMVM suspende Artur Trindade da gestão do OMIP

O ex-secretário de Estado da Energia foi constituído arguido no caso EDP. CMVM está a avaliar a sua idoneidade para gestor do OMIP, o mercado de futuros do mercado ibérico da energia (Mibel).

Foto
Artur Trindade assumiu funções como secretário de Estado da Energia no Governo de Passos Coelho em Março de 2012 evr Enric Vives-Rubio

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) notificou o antigo secretário de Estado da Energia Artur Trindade sobre a abertura de um procedimento para suspensão de funções no OMIP e na Omiclear (a empresa que gere o mercado de futuros do mercado ibérico de electricidade e a entidade que actua como câmara de compensação e contraparte central deste operador).

Isto, enquanto avalia a sua idoneidade para desempenhar funções de administração nestas entidades.

O antigo governante, que foi constituído arguido no caso das rendas da EDP por suspeitas de corrupção passiva, está na administração das instituições portuguesas do mercado ibérico de electricidade, o Mibel, desde 2017. É actualmente presidente do OMIP e vice-presidente da Omiclear.

O processo que envolveu a sua nomeação para este operador de mercado (que tem como accionistas empresas como a EDP e a REN) é um dos temas no radar do Ministério Público (designadamente a alegada interferência de João Manso Neto e António Mexia, administrador e presidente da EDP, na sua nomeação), outros dizem respeito à contratação do seu pai como assessor da EDP enquanto desempenhava funções governativas com a tutela da energia.

A CMVM, que é a entidade supervisora que deve acompanhar a actividade exercida pelo Omip e pela Omiclear, já havia adiantado ao PÚBLICO estar “a acompanhar com proximidade a informação” relacionada com o caso de Artur Trindade, estando nomeadamente a avaliar a sua idoneidade para os cargos desempenhados.

Agora, a entidade supervisora do mercado de capitais diz “existir uma dúvida fundada sobre a adequação” do ex-secretário de Estado para o desempenho dos cargos regulados que ocupa e que isso prejudica “a confiança necessária de investidores e demais agentes económicos no funcionamento eficiente dos mercados” e constitui “um risco para a estabilidade do sistema financeiro”.

Assim, a reguladora entende que, “em função dos elementos já apurados” e dos “riscos subjacentes”, deve emitir, como “medida cautelar”, uma ordem para assegurar a “abstenção preventiva” de Artur Trindade do exercício das suas funções de administração enquanto não for tomada uma decisão no processo administrativo de reavaliação da adequação para o exercício de funções.

Com este anúncio, abre-se um período de dez dias úteis para que os interessados possam pronunciar-se sobre este projecto de decisão, mas a CMVM refere que a medida provisória e cautelar “não prejudica o processo principal de reavaliação da adequação, onde se inclui a idoneidade”. A suspensão de funções tornar-se-á “efectiva caso, após a audiência dos interessados, a CMVM entenda manter a decisão”.

No comunicado desta segunda-feira, a CMVM diz ainda que a decisão foi tomada na “sequência de diligências de supervisão que vem efectuando nos últimos dois meses”, e que também notificou da abertura do processo os restantes membros da administração do OMIP e da Omiclear.

Embora esta matéria seja da competência exclusiva da CMVM, a regulação do mercado ibérico da energia faz-se no âmbito de um conselho de reguladores de Portugal e Espanha em que se incluem ainda a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e os supervisores espanhóis do mercado financeiro e da Concorrência (a CNMV e a CNMC).

Sugerir correcção