CDC volta atrás: vírus transmite-se principalmente de pessoa para pessoa e não pelo ar

Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA publicou orientação por engano onde indicava como principal causa de transmissão vias aéreas.

Foto
O risco aumenta em espaços interiores sem ventilação adequada, indica o organismo norte-americano Daniel Rocha

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos da América voltou atrás quanto à orientação publicada na sexta-feira passada relacionada com a forma como o novo coronavírus é transmitido, removendo todas as referências à transmissão aérea. No site do CDC está um aviso que explica que a orientação “foi publicada por engano no site oficial” uma vez que a instituição está a “actualizar as suas recomendações relativamente à transmissão aérea” do vírus SARS-Cov-2 (que causa a covid-19).

A orientação prévia explicava que as gotículas respiratórias ou pequenas partículas, como aerossóis, podem ser inaladas através do nariz, boca atingindo depois as vias respiratórias e pulmões, podendo causar a infecção. Esta seria a forma mais habitual de contágio, de acordo com o que o organismo norte-americano escreveu na sexta-feira e que retirou de linha nesta segunda-feira.

Já no passado mês de Julho, centenas de cientistas de todo o mundo defenderam num documento público que existiam provas de que pequenas partículas do novo coronavírus presentes no ar podiam infectar pessoas e pediram à Organização Mundial de Saúde (OMS) para rever as recomendações. A carta aberta foi assinada por 239 médicos de 32 países e incluía exemplos de transmissão por via aérea do novo coronavírus em espaços mal ventilados ou cheios.

Apesar dos diversos estudos, a página da CDC voltou atrás e agora indica novamente que a principal causa de transmissão da covid-19 é de pessoa para pessoa, quando estejam próximas e “através de gotículas respiratórias produzidas quando uma pessoa infectada tosse, espirra, ou fala”. Segundo publicado na página online, a covid-19 pode ser transmitida por assintomáticos.

As respectivas partículas podem causar infecção quando “inaladas para o nariz, boca, vias respiratórias, e pulmões”, indica o site.

Segundo a CNN, o CDC tinha actualizado, em conjunto com a nova orientação, as recomendações para as pessoas se protegerem, entre as quais incluía a utilização de purificadores de ar para reduzir os germes transportados pelo ar em espaços interiores e orientações claras para “ficar pelo menos a dois metros de distância dos outros, sempre que possível”.

Actualmente, a informação disponível indica que a principal via de transmissão é o contacto directo entre pessoas. A transmissão através de gotículas que ficam em superfícies e objectos também é possível, depois de a pessoa tocar no local contaminado e de seguida nos olhos, boca ou nariz, como também indica o CDC.

Notícia actualizada às 20h28 com informação sobre as orientações do CDC.

Sugerir correcção