Conversas singulares entre mulheres extraordinárias, o novo livro de Maria Antónia Fiadeiro

Artistas, Artesãs, Pioneiras, de Maria Antónia Fiadeiro, é lançado nesta segunda-feira, numa edição Caixa Alta. Compila cerca de cem entrevistas feitas a várias mulheres artistas e artesãs, entre 1982 e 2008, por esta jornalista, feminista e investigadora que para esta obra foi também entrevistada por Francisca Gorjão Henriques, ex-jornalista do PÚBLICO. Pré-publicamos aqui essa entrevista intitulada Os olhos que vêem as coisas são bem como a nota dos editores Madalena Caramona e Guilherme Pires que abre o livro.

Foto
Maria Antónia Fiadeiro Nuno Ferreira Santos

Maria Antónia Fiadeiro partia para as entrevistas animada pelo entusiasmo de conhecer uma pessoa nova que lhe despertara a curiosidade e o interesse. O mérito, o espírito de iniciativa e a independência eram as principais razões para um pedido de conversa, mas mulheres houve que se revelaram à autora pelo passo decidido ou por uma montra bem composta. Muitas das mulheres que surgem neste livro nunca tinham sido entrevistadas e para elas não havia qualquer dúvida de que Maria Antónia estava a trabalhar «para elas e por elas».

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção