Fim do congelamento nos reembolsos das viagens sem efeitos retroactivos

O Governo diz que se aplica ao cancelamento da viagem “o regime em vigor no momento em que o mesmo ocorreu”. E Deco destaca que as medidas extraordinárias “produziram efeitos na sua vigência, não tendo sido atribuída eficácia retroactiva à norma que as revogou”.

Foto
Para o Governo, a lei de Abril destinava-se “a responder a um contexto específico de cancelamento massivo de viagens junto das agências, o qual não se verifica no momento presente” Paulo Pimenta

Com a revogação do artigo que permitia às agências de viagens emitir vales ou fazer um reagendamento dos cancelamentos efectuados por causa da pandemia de covid-19, em vez de ter de pagar em dinheiro, houve dúvidas sobre o que acontecia aos casos de clientes que não tivessem negociado nada e se poderiam agora reclamar o reembolso em dinheiro.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção