União Audiovisual promove concertos solidários em Évora em troca de bens alimentares

Bilhete diário tem “preço acessível” de cinco euros e cada pessoa do público é obrigada a levar um saco com bens essenciais não perecíveis.

Foto
Os Dead Combo actuam já esta sexta-feira Rui Gaudencio

A União Audiovisual, de apoio alimentar a trabalhadores da cultura cujo trabalho foi afectado pela covid-19, realiza concertos em Évora, esta sexta-feira e sábado, com The Legendary Tigerman, Dead Combo, OMIRI e Duarte.

“Já aconteceu uma coisa idêntica em Lisboa, no final de Julho, com um concerto do The Legendary Tigerman, no Village Undergound, mas agora esta iniciativa em Évora junta vários espectáculos e diversos artistas, divididos por dois dias de programação”, realçou Manuel Chambel, da União Audiovisual, à agência Lusa. Segundo o responsável, os concertos de Évora são “o maior evento promovido pela União Audiovisual” até ao momento.

A iniciativa, organizada também pela Câmara de Évora e pela Sociedade Operária de Instrução e Recreio (SOIR) Joaquim António d’Aguiar, vai ter lugar na Arena D’Évora e, além do bilhete diário ter “um preço acessível” de cinco euros, cada pessoa do público é obrigada a levar um saco com bens essenciais não perecíveis.

“Nenhum dos artistas vai cobrar cachet, todos aceitaram fazer o espectáculo só com pagamento de despesas, porque o objectivo do evento é fazer uma mega-recolha de bens alimentares”, que serão depois entregues a “colegas do meio audiovisual e da cultura que estão a passar por dificuldades”, destaca Manuel Chambel.

Num documento enviado à Lusa, a União Audiovisual explicou que tem como objectivo exclusivo “ajudar com bens alimentares os profissionais da área artística e audiovisual, que viram o seu trabalho cancelado ou adiado”, durante tempo incerto.

“No Alentejo ajudamos apenas uma pessoa, mas em Lisboa, no Porto, no Algarve e noutros locais são muitas mais semanalmente. Para uma estrutura não organizada como a nossa, que surgiu apenas do companheirismo e da solidariedade, este apoio já começa a tomar uma proporção grande, o que nos levou a organizar-nos”, relatou Manuel Chambel.

Com os concertos em Évora, “queremos fazer aquilo que mais gostamos, que é espectáculos e montar eventos, desenvolver um trabalho que achamos que é porreiro e digno para o público e, ao mesmo tempo, queremos que as pessoas se divirtam e contribuam para uma causa nobre”, vinca.

No concerto inaugural, esta sexta-feira, a partir das 21h30, o pontapé de saída é dado pelo fadista Duarte, com a participação do grupo Cantares de Évora, seguindo-se um espectáculo dos Dead Combo. O cartaz do segundo e último dia arranca, também à noite, com OMIRI, também acompanhado pelo grupo Cantares de Évora, com quem já trabalhou anteriormente. A iniciativa encerra-se com The Legendary Tigerman e a sua banda.

Sugerir correcção