Livro de memórias de Obama chega a Portugal em Novembro, depois das eleições

Primeiro volume de Uma Terra Prometida tem publicação mundial duas semanas depois das eleições presidenciais.

Foto
Transmissão do discurso de Obama durante a convenção do Partido Democrata em Agosto LUSA/KAMIL KRZACZYNSKI / POOL

O primeiro volume das memórias do ex-Presidente norte-americano, Barack Obama, Uma Terra Prometida vai ser publicado mundialmente a 17 de Novembro, precisamente duas semanas depois das eleições presidenciais.

Ainda não há data marcada para o lançamento do segundo volume, disse a editora Objectiva, que pertence ao grupo Penguin Random House, proprietária dos direitos da obra. Uma Terra Prometida tem um lançamento mundial em simultâneo e foi traduzido para 25 idiomas.

Foto
DR

“Tentei oferecer um relato honesto sobre a minha campanha presidencial e o meu tempo na presidência: os acontecimentos e pessoas-chave que a moldaram; a minha perspectiva sobre o que fiz bem e os erros que cometi; e as forças políticas, económicas e culturais que a minha equipa e eu tivemos de enfrentar – e que, como país, ainda estamos a tentar confrontar”, afirmou Obama, de acordo com o comunicado de imprensa enviado pela editora às redacções.

“Não há sensação como a de terminar um livro, e estou orgulhoso deste”, escreveu Obama no Twitter.

Na convenção democrata que indicou Joe Biden, que foi vice-Presidente de Obama, como candidato à Casa Branca, o ex-Presidente teceu duras críticas ao actual chefe de Estado, Donald Trump. Na altura, Obama acusou Trump de tratar a presidência como “um reality-show”.

As críticas do ex-Presidente a tão pouco tempo das eleições presidenciais vieram romper uma tradição em que antigos chefes de Estado se coibiam de comentar negativamente o trabalho dos seus sucessores.

Sugerir correcção