Fumo dos incêndios da costa Oeste dos Estados Unidos já chega à Europa

Incêndios são “centenas de vezes mais intensos” do que a média e estão a emitir camadas de fumo observáveis a 8000 quilómetros de distância. Pelo menos 30 pessoas morreram devido aos incêndios na costa Oeste e milhares tiveram de abandonar as suas casas.

incendios,eua,mundo,ambiente,america,incendios-florestais,
Fotogaleria
Reuters/STEPHEN LAM
incendios,eua,mundo,ambiente,america,incendios-florestais,
Fotogaleria
Reuters/MIKE BLAKE
incendios,eua,mundo,ambiente,america,incendios-florestais,
Fotogaleria
Reuters/PATRICK T. FALLON
incendios,eua,mundo,ambiente,america,incendios-florestais,
Fotogaleria
Reuters/MIKE BLAKE
,Incêndios florestais na Califórnia
Fotogaleria
Fumo dos incêndios cobriu a cidade de São Francisco Reuters/STEPHEN LAM
Fotogaleria
LUSA/PETER DASILVA

Os incêndios que devastam há várias semanas a costa Oeste dos Estados Unidos são tão intensos que o fumo já alcançou a Europa, revelou na quarta-feira um responsável pelo Programa Europeu de Observação da Terra Copernicus.

Desde que começou as suas observações por satélite, em 2003, o serviço europeu nunca tinha registado dados com a magnitude destes fogos “sem precedentes”, que são, de acordo com a organização, “centenas de vezes mais intensos” do que a média.

Os incêndios já libertaram para a atmosfera quantidades de carbono sem precedentes e o fumo, particularmente denso, atravessou todo o país e o Atlântico, chegando a ser visível no Norte da Europa. 

“O facto de estes fogos emitirem tanta poluição para a atmosfera que podemos observar finas camadas de fumo a 8000 quilómetros de distância reflecte o quanto são devastadores em tamanho e duração”, disse o cientista do Serviço de Monitorização da Atmosfera Copernicus, Mark Parrington.

Foto
Fumo a mover-se da costa Oeste nos EUA em direcção à Europa opernicus Atmosphere Monitoring Service, ECMWF

A maior parte do fumo concentra-se, ainda assim, na costa Oeste dos Estados Unidos, onde a qualidade do ar das grandes cidades do estado da Califórnia, como Los Angeles, São Francisco, Portland e Oregon, está actualmente entre as piores do mundo.

Mais de 17 mil bombeiros combatem as chamas desde meados de Agosto, só na Califórnia, o estado mais afectado com cerca de 25 grandes ignições.

Os fogos na costa Oeste americana já mataram, segundo a France-Presse, pelo menos 30 pessoas nos estados da Califórnia e do Oregon, que contabilizam mais de dois milhões de hectares de área ardida e onde dezenas de milhares de pessoas tiveram de abandonar as suas casas, muitas delas destruídas pelas chamas.

Sugerir correcção