Sonae entre as 30 multinacionais que defendem novo modelo de crescimento europeu

Líderes empresariais querem crescimento baseado “na circularidade, nas energias renováveis e nas indústrias de baixo carbono”.

Foto
Nelson Garrido

A criação de “um futuro mais justo, sustentável e resiliente”. É o que defendem, em manifesto, cerca de 30 presidentes executivos (CEO) e representantes de multinacionais, entre os quais a presidente da Sonae, Cláudia Azevedo.

O impacto da pandemia de covid-19 na vida das pessoas, nos seus rendimentos, nas economias e nas sociedades veio acelerar a necessidade de mudança, que a Europa tem de aproveitar “para potenciar um novo modelo de crescimento, baseado na circularidade, nas energias renováveis e nas indústrias de baixo carbono”, sublinha a Sonae (proprietária do PÚBLICO), em comunicado divulgado esta quinta-feira.

A declaração conjunta resulta do Grupo de Acção de CEOs do Fórum Económico Mundial para o Pacto Ecológico Europeu (European Green Deal), realçando que “é fundamental a cooperação entre governos, empresas e sociedade civil para a Europa se tornar na região mais sustentável, inovadora e inclusiva do mundo”.

Considerando que “nenhum governo ou empresa pode levar a cabo esta monumental transformação de forma isolada e que a saída da actual crise não será possível fazendo ‘mais do mesmo’”, os cerca de 30 líderes empresariais “comprometem-se em desenvolver e participar em parcerias robustas que visam reduzir a pegada de carbono e adoptar novos modelos de produção e de trabalho nas suas organizações, contribuindo para a descarbonização da economia europeia e para alcançar a neutralidade climática até 2050”.

No comunicado, Cláudia Azevedo, presidente executiva da Sonae e membro deste grupo do Fórum Económico Mundial, realça que “a recuperação da pandemia é a oportunidade para a economia europeia se reinventar e avançar de forma decisiva na implementação de um modelo de crescimento sustentável, que respeite o ambiente, crie valor económico e social e proteja as gerações vindouras.

A subscrição da declaração conjunta “enquadra-se na política de sustentabilidade da Sonae, que há mais de duas décadas integrou o Conselho Económico Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, e que tem no combate às alterações climáticas e na protecção da natureza e da biodiversidade dois dos seus eixos estratégicos”, refere o comunicado.

O CEO Action Group para o Pacto Ecológico Europeu foi lançado no Outono de 2019 em cooperação com o Fórum Económico Mundial e a Comissão Europeia.

Frans Timmermans, vice-presidente executivo da Comissão Europeia responsável pelo Pacto Ecológico Europeu, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leye, têm defendido a necessidade de transformação da economia europeia, sendo o Pacto Ecológico Europeu um elemento central da estratégia de crescimento.

Sugerir correcção