Jogo entre o Sporting e o Gil Vicente adiado

A decisão foi confirmada pela Direcção-Geral de Saúde.

Foto
O Sporting viu o seu jogo inaugural na I Liga, frente ao Gil Vicente, adiado LUSA/MARIO CRUZ / POOL

O jogo entre o Sporting e o Gil Vicente, agendado para o próximo sábado (18h30) e relativo à jornada inaugural da I Liga, foi adiado.

Na base da decisão da Direcção-Geral da Saúde (DGS) está o elevado número de testes positivos à covid-19 entre elementos das duas equipas, nomeadamente dos gilistas. Daí que, de acordo com o comunicado distribuído à comunicação social, “na sequência da informação facultada e da avaliação de risco face aos resultados obtidos em teste de pesquisa de SARS-CoV-2 (...) foi decidido pelas Autoridades de Saúde dos níveis nacional, regional e local, não estarem reunidas as condições necessárias para a realização do jogo”.

Nos "leões”, na quarta-feira, eram 11 os casos de infecção confirmados, incluindo o do treinador Rúben Amorim. Já entre os gilistas, o número de infectados com o novo coronavírus é, actualmente, de 19, incluindo também o técnico Rui Almeida.

Cabe agora à Liga de clubes encontrar uma data alternativa para a realização do jogo.

Leia na íntegra o comunicado

“No passado dia 8 de Setembro, a Autoridade de Saúde do ACES Barcelos/Esposende teve conhecimento de um caso positivo de covid-19 em atleta do Gil Vicente Futebol Clube, tendo dado início aos procedimentos inerentes à intervenção de Saúde Pública, preconizados nas Orientações Técnicas da Direcção-Geral da Saúde, no âmbito da intervenção para prevenção e controlo da covid-19, nomeadamente, a investigação epidemiológica, com a identificação dos contactos, a avaliação do risco da exposição e a determinação das medidas de saúde públicas necessárias e adequadas, em função da referida avaliação.

Foram identificados, até ao momento, 19 casos confirmados, dos quais 11 atletas e 8 elementos do staff técnico.

Todo este processo vem sendo desenvolvido, em articulação, pelas diferentes entidades – Autoridades de Saúde Local, Regional e Nacional, Liga Portuguesa de Futebol – com os responsáveis do clube.

Na sequência da informação facultada e da avaliação de risco face aos resultados obtidos em teste de pesquisa de SARS-CoV-2, no cumprimento das competências atribuídas às Autoridades de Saúde, foi decidido pelas Autoridades de Saúde dos níveis nacional, regional e local, não estarem reunidas as condições necessárias para a realização do jogo do dia 19/09/2020.

As Autoridades de Saúde continuarão a acompanhar a evolução desta situação e a desenvolver as medidas de Saúde Pública consideradas necessárias, em articulação com as entidades gestoras.”

Sugerir correcção