Qual é o jogo de Boris Johnson?

Boris diz que assinou o acordo de saída com “uma mão amarrada atrás das costas”, graças à decisão do Parlamento de impedir uma saída sem acordo. O que não diz é que o “no-deal” seria o caminho mais rápido para a desintegração do Reino Unido

Reserve as terças-feiras para ler a newsletter de Teresa de Sousa e ficar a par dos temas da actualidade global.

1. A pergunta não só é incontornável como de difícil resposta. O Reino Unido saiu da União Europeia no dia 31 de Janeiro deste ano depois de longas e difíceis negociações sobre um acordo de saída. Este acordo abriu as portas à fase final das negociações que têm como objectivo um outro acordo para estabelecer as relações futuras entre a União Europeia e o seu antigo parceiro. As negociações teriam sempre como ponto de partida as regras estabelecidas no acordo de saída, nomeadamente o princípio segundo o qual as relações entre os dois lados deveriam preservar um “level playing field” (igualdade de condições de partida) para as relações económicas e comerciais, impedindo formas de concorrência desleal para garantir a máxima abertura comercial. Houve, ao longo deste processo de separação, erros de parte a parte, visões mais ou menos idílicas sobre o futuro e desconfianças mútuas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção