Incêndios florestais: No Oregon, arderam bairros inteiros

Mais de 100 incêndios estão a fustigar 12 estados americanos. Os mais afectados são na costa Oeste: Washington, na fronteira com o Canadá, Oregon e Califórnia. Meio milhão de pessoas teve de abandonar as suas casas no Oregon, com evacuações em massa nos subúrbios de Portland – na quinta-feira os níveis de poluição na cidade ficaram entre os mais altos do mundo, acima de Jacarta, na Indonésia, ou Deli, na Índia.

Neste vídeo de drone divulgado pela agência Reuters, é visível a destruição causada pelo incêndio de Almeda no bairro de Medford, Oregon. A totalidade da população de Medford, 85.000 habitantes, teve de ser retirada do local. 600 casas ficaram destruídas.  

No estado de Oregon, há quatro mortos confirmados, incluindo um menino de 12 anos e a sua avó, que morreram perto de Lyons, a sul de Portland. Em fuga está praticamente 10% da população de 4,2 milhões. “Quando temos um incêndio que queima casas e estabelecimentos comerciais, temos condutas de gás abertas que estão a jorrar gás natural, e estas também estão a arder”, descreve Rich Tyler, porta-voz do Departamento de Incêndios de Oregon, citado pelo jornal The New York Times.

Ler mais: Incêndios florestais na Califórnia já consumiram mais de 809 mil hectares, um recorde desde 1987