Cobra pitão de 62 anos pôs ovos sem estar perto de um macho há décadas

A situação é invulgar, mas é possível que a espécie se reproduza de forma assexuada, explicou o responsável de herpetologia do Jardim Zoológico de Saint Louis, nos Estados Unidos.

Foto
A pitão pôs os sete ovos no dia 23 de Julho REUTERS/Rogan Ward

Uma cobra pitão com 62 anos pôs sete ovos sem estar perto de um macho há pelo menos duas décadas. O episódio insólito aconteceu no Jardim Zoológico de Saint Louis, no estado norte-americano de Missouri, e está a intrigar os especialistas, que estão a tentar descobrir como é que aconteceu. 

O responsável de herpetologia, especialidade da zoologia que estuda os répteis e os anfíbios, do jardim zoológico diz que tal situação é invulgar, mas é possível que a espécie se reproduza de forma assexuada, explicou à Associated Press. Mark Wanner referiu também que, por vezes, as serpentes armazenam esperma para adiar a fertilização.

Outro dos motivos para o nascimento ser invulgar é o facto de as cobras pitão normalmente deixarem de pôr ovos muito antes de atingirem os 60 anos de idade. Esta é “definitivamente a cobra mais velha que conhecemos na história” a pôr ovos, disse Wanner. É também a mais velha a viver num jardim zoológico.

A pitão pôs os sete ovos no dia 23 de Julho, dos quais três permanecem numa incubadora, dois foram utilizados para testes genéticos e dois não sobreviveram. Os ovos devem eclodir dentro de um mês e os dois que foram recolhidos para testes genéticos irão provar se foram reproduzidos de forma sexuada ou não.

O Jardim Zoológico de Saint Louis tem outra cobra pitão, um macho com cerca de 31 anos. Nenhuma das duas está à vista do público. A fêmea que pôs sete ovos foi oferecida por um particular ao jardim zoológico em 1961. Em 2009 já tinha posto vários ovos, mas não sobreviveram.

Sugerir correcção