O que muda (e o que se mantém) com a situação de contingência?

Portugal continental vai continuar em situação de contingência por mais 15 dias, até 14 de Outubro, como medida preventiva por causa do contexto internacional, da chegada do Outono e do regresso às aulas e aos trabalhos. Situação de contingência que estava em vigor desde 14 de Setembro foi esta quinta-feira prolongada. Artigo actualizado a 24 de Setembro.

Foto
GETTY/PÚBLICO

O país entrou em situação de contingência a partir de 15 de Setembro, situação que foi prolongada esta quinta-feira, por mais 15 dias, pelo menos até 14 de Outubro. As novas medidas que foram definidas para travar a propagação da covid-19 (doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2) em Portugal continental, aprovadas em Conselho de Ministros a 10 de Setembro, vão continuar em vigor nas próximas semanas. Só poderá haver ajuntamentos até dez pessoas (e de quatro em restaurantes de centros comerciais e a 300 metros das escolas), o comércio só deve abrir às 10h e há medidas diferentes para as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, onde deverão ser privilegiados os horários em espelho para evitar a concentração de pessoas nos transportes públicos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção