Transportes públicos terão oferta completa com a reabertura das escolas

Ministro do Ambiente anuncia reposição total da oferta, mesmo que a procura venha a ser inferior. Metro do Porto tem 61% da procura do mesmo período do ano passado e em Lisboa a quebra é de quase 50%.

Foto
Paulo Pimenta

O país passará a ter oferta plena nos transportes públicos para fazer face ao aumento da procura devido à reabertura das escolas, “mesmo sabendo que a procura vai ser inferior a esses 100%”, anunciou hoje o Governo.

“Vamos ter oferta plena [nos transportes públicos, a partir da reabertura das escolas] (...) mesmo sabendo que a procura vai ser inferior a esses 100%”, afirmou o ministro do Ambiente e Acção Climática, João Pedro Matos Fernandes, no “podcast” do PS “Política com Palavra”. De acordo com o governante, o metro do Porto regista actualmente 61% da procura relativamente ao mesmo período do ano passado, enquanto em Lisboa a procura está nos 51%.

Matos Fernandes defendeu que “não há nenhuma razão para se achar que o transporte colectivo (...) tem um qualquer potencial de transmissão” da covid-19, recordando que “todos eles são desinfectados”. E acrescentou: “Eu fico sempre muito triste quando jornais “online” (...) dão os tristes números dos contágios e das mortes do dia com uma fotografia dos transportes públicos. Podiam fazer, por exemplo, com uma fotografia de uma redacção do jornal. Mas não. É sempre o Metro de Lisboa, a CP, o Metro do Porto. Isto não ajuda nada e não faz sentido”.

O ministro admitiu que a mobilidade no espaço urbano ou metropolitano não se faz sem o uso do transporte individual, mas salientou que esse transporte próprio pode não ter quatro rodas. “O que é absolutamente fundamental é que esse transporte individual tente não ter quatro rodas e tente só ter duas, que tendo quatro rodas seja eléctrico e que tendo quatro rodas e sendo eléctrico não tenha necessariamente de ser meu”, considerou.

No final de Julho, o primeiro-secretário da Área Metropolitana de Lisboa (AML) já tinha anunciado que a oferta de transportes públicos seria reposta a 100% a partir de Setembro na AML. Em 17 de Agosto, a Câmara do Porto anunciou também que oito carreiras de autocarros da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) consideradas de “maior procura” serão reforçadas no final de Setembro.

Sugerir correcção
Comentar