Morreu o músico Ronald Bell, co-fundador dos Kool & The Gang

O artista autodidacta compôs alguns dos maiores sucessos do grupo, como Celebration, Jungle Boogie ou Summer Madness.

Foto
A causa da morte de Ronald “Khalis” Bell, o terceiro da esquerda para a direita, ainda não foi revelada Rich Fury/Invision/AP

O músico norte-americano Ronald Bell, co-fundador do grupo de soul e funk Kool & The Gang, morreu esta quarta-feira aos 68 anos, noticiou a agência Associated Press.

Ronald “​Khalis”​ Bell nasceu no Ohio, em 1951, mas a família mudou-se na década seguinte para Nova Jérsia. Foi lá que em 1964, ainda adolescente, fundou com o irmão Robert “​Kool” Bell e alguns amigos o grupo The Jazziacs.

Convocando influências do jazz, da soul e do funk, o grupo teve vários nomes –​ New Dimensions, Soul Town Band – antes de chegar a ​“​Kool & The Gang” em 1969.

Foi na década de 1970 que os Kool & The Gang tiveram o período de maior sucesso, com grande parte dos temas a serem compostos pelo autodidacta Ronald Bell, entre os quais Celebration, Cherish, Jungle Boogie e Summer Madness.

Em 1978, o grupo recebeu um prémio Grammy pela participação na banda sonora para o filme Febre de sábado à noite, para o qual contribuíram com a canção Open Sesame. Mais recentemente, os músicos haviam sido homenageados no Passeio da Fama, em Hollywood, na Califórnia.

Ao longo da carreira, o grupo editou mais de duas dezenas de álbuns e vendeu mais de 70 milhões de discos em todo o mundo, contabilizou a publicação Consequence of Sound.

Sugerir correcção