“As pessoas têm medo de andar de bicicleta. Pudera!”: o testemunho de Miguel, atropelado numa ciclovia

Aos 24 anos, Miguel Peliteiro passou três semanas em coma na sequência de um acidente numa ciclovia na Póvoa de Varzim. A reabilitação continua — está internado, sem conseguir falar ao telefone, a aprender a escrever com a mão esquerda. Um depoimento na primeira pessoa, recolhido por email, de alguém que apela: “Nem todas as cidades são bike-friendly ou têm medidas de direitos do ciclista.”

Foto
Miguel Peliteiro DR

“Foi no dia 10 de Maio de 2020. Estudando em Barcelona desde 2014, regressei a casa dos meus pais, na Póvoa de Varzim, para fazer cá o isolamento por causa da covid-19. A data era muito desejada por mim e pelos amigos que me acompanharam, porque finalmente íamos juntos enfrentar a ciclovia que liga a Póvoa de Varzim a Vila Nova de Famalicão, um desafio de mais de 50 quilómetros que planeávamos fazer em grupo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção