Município de Ourém expropria edifício de sinagoga

A solução de expropriação surge depois do insucesso em realizar um acordo com os dois herdeiros do imóvel e inclui uma indemnização no valor de 8700 euros, segundo a autarquia.

Foto
RF Rita Franca

O município de Ourém vai iniciar o processo de expropriação do imóvel onde terá funcionado a sinagoga do concelho, decisão que foi aprovada na última reunião de executivo.

Tendo em conta o “grande crescimento que o turismo judaico tem tido no país”, o Município de Ourém, no distrito de Santarém, pretende aproveitar estes espaços para poderem funcionar “como um interessante complemento ao turismo religioso de Fátima”, refere o presidente da Câmara, Luís Albuquerque, citado numa nota de imprensa.

A autarquia explica ainda que a solução de expropriação surge depois do insucesso em realizar um acordo com os dois herdeiros do imóvel e inclui uma indemnização no valor de 8700 euros.

Segundo a nota de imprensa, é intenção do executivo, num futuro próximo, estudar, restaurar e tornar visitável este espaço “de tão elevada importância histórica e cultural”.

Na mesma reunião de câmara foi também aprovada a aquisição de 14 hectares de terreno, com vista à implantação da futura Zona Industrial da Freixianda, no valor de cerca de 81 mil euros.

“Trata-se de uma área empresarial muito importante para o norte do concelho de Ourém (...), numa zona considerada de baixa densidade e que, por isso, potencia e beneficia as empresas que optem por aí se sediar”, adiantou Albuquerque.

É também intenção do município apresentar, até ao dia 31 de Outubro, uma candidatura a um aviso a decorrer para parques industriais, para que possa ser iniciada, no curto prazo, a primeira fase das obras estruturais da referida zona industrial.

A Câmara de Ourém aprovou ainda o lançamento de quatro anúncios públicos para requalificação e beneficiação da rede viária das freguesias de Seiça, Alburitel, União de Freguesias de Rio de Couros e Casal dos Bernardos, União de Freguesias de Gondemaria e Olival e União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, um investimento de 1,3 milhões de euros.

Esta medida vem no seguimento de um programa coordenado de remodelação e reabilitação da rede viária do concelho de Ourém.

Sugerir correcção