Casa da Música celebra Ludwig van Beethoven

Sala portuense marca a rentrée com uma série de concertos ao longo de Setembro que assinalam os 250 anos do nascimento do compositor alemão.

Foto
D.R.

Todos os anos, Setembro é sinónimo de regressos, seja ao trabalho, às rotinas, mas também ao sempre ansiado contacto com os espectáculos culturais, em especial musicais. Este ano, esse regresso é ainda mais especial, principalmente depois de um período marcado por muitos impedimentos e constrangimentos sociais devido ao confinamento provocado pela pandemia do novo coronavírus.

Mas, gradualmente, vamos regressando à normalidade, e está na altura de voltar aos concertos, de vibrar e matar saudades da melhor música, aplaudir os artistas e celebrar os compositores, sempre com responsabilidade e em segurança.

Um ciclo especial

Nesse sentido, a Casa da Música, um dos mais reconhecidos divulgadores de música do nosso país, e que mescla a elegância e requinte do próprio espaço com a qualidade dos seus eventos e respectivos protagonistas, preparou uma série de concertos dedicados ao revolucionário compositor alemão Ludwig van Beethoven, presença habitual nas temporadas oferecidas pela sala portuense, e que servem também como tributo à sua vida e obra, sendo a forma perfeita de assinalar os 250 anos do seu nascimento. Tudo isto, claro, seguindo criteriosamente as recomendações da Direcção-Geral da Saúde (ver caixa).

No total, estão agendados seis espectáculos no palco da Sala Suggia que darão a conhecer as obras mais (e menos) conhecidas do compositor que ousou mudar definitivamente o curso da história da música.

Foto
Triplo Concerto está marcado para dia 11 de Setembro às 21h D.R.

Exemplo disso são o Triplo Concerto, marcado para dia 11 de Setembro, às 21 horas, que tem como particularidade ter sido a única obra do alemão pensada para mais de que um instrumento solista, no caso, piano, violino e violoncelo, assim como uma sessão para coro, à cappella, a denominada Fantasia Coral que traz a palco a conjugação entre orquestra, vozes e piano, cuja apresentação será dia 20, às 18 horas. Outro destaque é a invulgar leveza e o carácter lúdico da Quarta Sinfonia, uma das obras menos conhecidas de Beethoven, agendada para dia 25, às 21 horas, que surpreende pela sua delicadeza, tendo em conta o habitual génio conturbado e intempestivo do compositor. Para conhecer a agenda ao pormenor, visite o site da Casa da Música

Interpretes de excelência

Além da presença assídua da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, são muitos os nomes de referência internacional, com alguns portugueses incluídos, que abrilhantam a agenda deste ciclo, o que tornará cada espectáculo num momento único.

A 11 de Setembro sobe ao palco o Triplo Concerto. Composto pelo pianista Hannes Minnaar, a violinista Maria Milstein e o violoncelista Gideon den Herder, o holandês Van Baerle Trio, formação vencedora da edição de 2011 do reputado Concurso Vriendenkrans, promete abrilhantar uma das obras mais emblemáticas de Beethoven.

Outro dos nomes que vai marcar presença na Sala Suggia é o do pianista e maestro francês David Fray que irá interpretar e dirigir Mozart e Beethoven, na companhia da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música. Este espectáculo pode ser visto e sentido no dia 18, pelas 21 horas.

Mas este ciclo é também pretexto para uma estreia na Casa da Música. Falamos do maestro alemão Nils Schweckendiek, director artístico do Coro de Câmara de Helsínquia, que, em conjunto com o Coro Casa da Música, vai interpretar alguns temas da obra que Beethoven dedicou à arte coral e que remeterá o público para um melhor conhecimento do universo à cappella. Este espectáculo, que decorrerá no dia 20, às 18h, contará ainda com a participação de um quarteto de cordas e da premiada pianista finlandesa Anna Kujava.

Já no dia 15, pelas 19:30h, sobe a palco o experiente Remix Ensemble, agrupamento de música contemporânea da Casa da Música, para interpretar uma peça do compositor alemão Hans Zender, construída a partir das Variações Diabelli de Beethoven.

Foto
O concerto de Pedro Costa e a polaca Anna Paliwoda tem lugar no dia 22, pelas 19:30h. D.R.

Tal como é seu apanágio, a Casa da Música é também palco para novos talentos. Assim, e para interpretar sonatas para piano e violino, foram convidados o português Pedro Costa e a polaca Anna Paliwoda, ambos vencedores do prestigiado Concurso de Interpretação do Estoril. O espectáculo tem lugar no dia 22, pelas 19:30h.

Este evento termina em beleza e apoteose com a interpretação da Quarta Sinfonia de Beethoven, no dia 25, às 21h, e ainda um conjunto de árias de ópera que contará com a presença de um elenco de cantores de luxo constituído pela soprano Susanna Andersson, o tenor Santiago Ballerini, a meio-soprano Joana Valente e o barítono André Baleiro. A direcção musical é do maestro suíço Baldur Brönnimann.