Incêndios florestais na Califórnia já consumiram mais de 809 mil hectares, um recorde desde 1987

Uma onda de calor deixou o estado norte-americano coberto de fumo, desde perto da fronteira com o México até às florestas de Sierra Nevada, no norte, onde um grande incêndio gera preocupação.

america-norte,incendios,eua,mundo,america,incendios-florestais,
Fotogaleria
Incêndio na Floresta Nacional de Sierra já consumiu mais de 54 mil hectares LUSA/ETIENNE LAURENT
america-norte,incendios,eua,mundo,america,incendios-florestais,
Fotogaleria
LUSA/ETIENNE LAURENT
america-norte,incendios,eua,mundo,america,incendios-florestais,
Fotogaleria
A combater o incêndio em Alpine Reuters/Steve Russo
america-norte,incendios,eua,mundo,america,incendios-florestais,
Fotogaleria
Civis à espera de serem retirados da Floresta Nacional de Sierra LUSA/ETIENNE LAURENT
Fotogaleria
Bombeiros na Floresta de San Bernadino LUSA/KYLE GRILLOT
Fotogaleria
Na Floresta de San Bernadino LUSA/KYLE GRILLOT

Com pelo menos 22 incêndios florestais activos neste momento, a Califórnia, estado da costa Oeste dos Estados Unidos, está a viver um momento de pesadelo. A vaga de calor, a que se juntam tempestades secas de raios, que ajudam à deflagração de incêndios, já fez com que mais de 809 mil hectares tenham sido consumidos pelas chamas, estabelecendo um novo recorde naquele estado norte-americano, que faz a contagem da área ardida desde 1987.

O anterior recorde datava de 2018, quando arderam mais de 793 mil hectares. As autoridades californianas estão em alerta máximo, até porque se teme que o pior ainda esteja para vir – historicamente, a época mais crítica dos incêndios é nos meses de Setembro e Outubro.

De acordo com a CNN, pelo menos 22 grandes incêndios estão activos na Califórnia, onde o tempo seco e as elevadas temperaturas, aliadas ao vento forte, continuam a alimentar as chamas e a dificultar o trabalho dos mais de 14 mil bombeiros que estão no terreno.

Como prevenção, na segunda-feira à noite foi cortada a electricidade em vários pontos de 22 condados da Califórnia, afectando cerca de 172 mil pessoas, diz a mesma estação televisiva norte-americana. A electricidade só deverá ser restabelecida na quarta-feira à tarde.

O incêndio que está a gerar mais preocupação é o que está em curso na Floresta Nacional de Sierra, que já consumiu mais de 54 mil hectares e está longe de estar controlado, com as autoridades a terem dificuldade em aceder à área ardida para contabilizar estragos. No entanto, segundo o Los Angeles Times, as chamas já consumiram mais de duas dezenas de casas.

Com as chamas a propagarem-se, as estradas ficaram bloqueadas e muitas pessoas que foram para aquela zona passar férias ou o fim-de-semana ficaram encurraladas.

Segundo o Washington Post, pelo menos 50 pessoas tiveram de passar uma segunda noite num resort no condado de Fresno, depois de todas as estradas terem sido cortadas. Durante o fim-de-semana, mais de 200 pessoas foram retiradas de helicóptero, depois de terem ficado cercadas pelas chamas no reservatório de Mammoth Pool, na Floresta Nacional de Sierra.

Este incêndio, segundo o mesmo jornal norte-americano, criou enormes nuvens de fumo, que podem ter levado a relâmpagos e e tornados de fogo, agravando ainda mais a dimensão das chamas. Entre 25 a 30 mil pessoas foram retiradas das localidades próximas.

Com os fogos longe de estarem controladas, as autoridades estão apreensivas devido às condições climatéricas. Em Los Angeles foi registado um recorde de 49.º C e para os próximos dias, apesar de estar prevista uma diminuição da temperatura, é esperado vento forte.

No domingo, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, do Partido Democrata, declarou o estado de emergência em cinco condados: Fresno, Madera, Mariposa, San Bernardino e San Diego, enquanto os serviços florestais encerraram vários parques e proibiram as caminhadas.

Segundo o balanço das autoridades, os incêndios na Califórnia, que ganharam força em meados de Agosto, já causaram pelo menos oito mortos e mais de 3300 estruturas foram destruídas pelas chamas.

Sugerir correcção