Finanças flexíveis para um regresso às aulas sem ansiedade

A altura do regresso às aulas é sempre temida pelas famílias. Os gastos são mais que muitos e este ano, para piorar, vive-se a incerteza da pandemia. Mas há formas de reduzir a preocupação e até gastar menos que o previsto.

Foto
Pexels

São inúmeros os motivos que levam as famílias a ter de abrir os cordões à bolsa quando chega o mês de Setembro. O regresso à escola implica sempre os inevitáveis gastos com manuais e material escolar, roupa nova e calçado, equipamentos para as actividades desportivas e um sem número de outras despesas, que surgem de todos os lados aumentando a preocupação com as finanças. Mesmo sabendo que o cenário se repete anualmente, acaba por ser impossível evitar uma certa apreensão, até porque os restantes encargos se mantêm.

Mas se é compreensível que os pais vivam o regresso às aulas com alguma ansiedade, este ano o contexto é ainda mais complexo, apresentando-se profundamente marcado pela incerteza relacionada com a pandemia de Covid-19. A verdade é que a poucos dias de o ano lectivo começar – entre 14 e 17 de Setembro – continuam a pairar inúmeras dúvidas sobre como será, na prática, o dia-a-dia dos mais novos na escola. Além dos receios relacionados com o perigo de contágio, surgem ainda dúvidas pragmáticas relacionadas sobre o que deve ser mesmo comprado – e quando e como - para o regresso às aulas. Afinal, ninguém sabe se o regime de aulas presenciais durará até final do ano lectivo ou se será substituído por um sistema misto ou online a partir de certa altura. Por agora, sabe-se que as aulas em presença física são a prioridade, estando as escolas a adaptar à sua realidade as diversas recomendações anticovid-19 emanadas pela Direcção-Geral da Saúde (DGS) e Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (ver CAIXA).

O que ajuda na gestão do dia-a-dia?

Perante tantas incertezas e perguntas sem resposta, é inevitável que os pais fiquem ainda mais perdidos e nervosos do que o habitual. Até porque, segundo um estudo realizado pelo Observador Cetelem, as famílias portuguesas têm a intenção de não ultrapassar uma média de 340 euros neste regresso às aulas, o que corresponde a uma poupança de cerca de 20 euros em relação a 2019.

Para ajudar no dia-a-dia torna-se, pois, importante dispor de ferramentas que apoiem na gestão fluida de orçamentos, facilitem compras e pagamentos, permitindo ainda poupar em alturas importantes como a que se vive actualmente. O cartão Atitude Unibanco é uma opção a considerar, tendo em conta as múltiplas vantagens que oferece. Uma das mais-valias é a possibilidade de dividir os pagamentos das compras ou serviços, de valor igual ou superior a 300 euros, e pagá-los em três prestações sem juros desde que os fraccionamentos sejam pagos na totalidade. Esta funcionalidade é ideal, por exemplo, para comprar roupa e calçado para toda a família e assim preparar a nova estação, sendo aqui de considerar a aquisição de vestuário confortável adaptado à eventualidade de se ter de ficar em casa novamente durante algum tempo.

Lápis e cadernos ou computador?

Se em anos anteriores a lista de material escolar era muito clara sobre os itens a adquirir, este ano é inevitável que os pais pensem duas vezes antes de a levar às compras. Por um lado, porque é provável que ainda tenham materiais que ficaram do ano passado, tendo em conta que o terceiro período foi passado em espaço doméstico; por outro lado, porque sabem também que a componente de aulas online poderá voltar a ser usada se a situação pandémica piorar. Por este motivo, é normal que em todas as casas se estejam a contabilizar os computadores disponíveis, para que ninguém volte a ser apanhado desprevenido e preparar o regresso às aulas passa agora também por comprar computadores ou outros dispositivos electrónicos para os mais novos. Com o cartão Atitude Unibanco, estas aquisições podem ser facilmente feitas online, com total segurança, beneficiando do programa de fidelização que atribui um ponto por cada euro de compras, sendo que estes pontos podem depois ser trocados por prémios. Outra boa notícia é que este programa está disponível sempre, ao longo de todo o ano e com todo o tipo de compras efectuadas com o cartão.

Manuais escolares e livros de fichas?

A partir do ano lectivo 2020-2021, o programa MEGA (Manuais Escolares Gratuitos) abrange todos os alunos do ensino obrigatório (do 1.º ao 12.º ano de escolaridade) das escolas públicas, mas, à semelhança dos anos anteriores, não contempla os livros de fichas. Quem decidir adquirir estes cadernos de exercícios (o que é recomendado por muitos professores para ajudar a consolidar os conhecimentos) ou não beneficie do programa MEGA (alunos de escolas privadas sem contrato de associação), terá de arcar com o custo total da compra, sendo que a factura a pagar poderá ser bastante avultada. Também aqui o cartão Atitude Unibanco poderá ser uma excelente ajuda, pois oferece a possibilidade de se beneficiar de 20 a 50 dias de crédito sem juros. Na prática isto significa que é possível adiar pagamentos sem ter de pagar juros, sabendo que se vai poder pagar na totalidade entre 20 a 50 dias depois.

Gastar e receber de volta?

Aderir a um programa de cashback é uma dica de poupança comum em alturas como a actual, em que as despesas se multiplicam. Isto porque aquele sistema permite reaver parte do dinheiro gasto em compras, podendo atingir somas consideráveis. Também aqui o cartão Atitude Unibanco é vantajoso, pois oferece aos novos aderentes a possibilidade de recuperar, nos primeiros 12 meses, até 200 euros do valor de compras realizadas. Em concreto, para mais de 500 euros de compras ou adiantamento de numerário a crédito é possível receber 20 euros de cashback mensal; entre 300 e 499 euros o valor é de 10 euros e entre 100 e 299 euros são devolvidos 5 euros.

Um gestor de conta em forma de app?

Setembro está a ser, para muitas famílias, um “novo Janeiro”, o que significa que se trata de um mês de muito planeamento e concretização. Não são só as aulas que voltam, mas também a vida laboral tal como existia antes do isolamento para todos aqueles que ainda estavam em teletrabalho. Recorrer a uma app que ajuda a gerir as finanças onde quer que se esteja pode ser precioso neste momento e também aqui o cartão Atitude Unibanco é uma boa aposta, já que dá acesso a uma aplicação de homebanking – disponível em versão web ou app – que apoia na gestão do dia-a-dia, de forma simples, rápida e segura, com análise de gastos e alertas personalizados de controlo. Através desta aplicação é possível obter, na mesma plataforma, uma perspectiva global de todos os cartões pessoais e de crédito, com informação sobre saldos e movimentos. Além disso, permite efectuar pagamentos de compras e serviços, transferir saldo do cartão de crédito para a conta à ordem ou ainda pedir um aumento do limite de crédito de forma muito simples.

Foto
Pexels

Para facilitar e reduzir o mais possível os contactos desnecessários – para nossa segurança e protecção de toda a família – a adesão ao cartão Atitude Unibanco é totalmente digital, além de que o cartão integra tecnologia contactless, permitindo realizar pagamentos até 50 euros com maior rapidez e sem necessidade de digitar código.

Só aulas e trabalho? Então e o lazer?

Depois da experiência de isolamento vivida recentemente, ficámos todos ainda mais cientes da importância de ter acesso a serviços online, que nos ajudem a manter a ligação ao mundo e a coisas que nos fazem sentir bem. A subscrição de serviços de música, filmes, séries e outras aplicações online passou a fazer parte da vida de muitas famílias e a utilização de um cartão de crédito tornou-se imprescindível.

Com todas estas vantagens, o cartão Atitude Unibanco é um excelente aliado das famílias neste regresso às aulas, o qual, por ser especialmente marcado pela incerteza, implica que o preparemos ainda melhor que nos anos anteriores, mas com a menor ansiedade possível e, de preferência, com alegria e poupança. As famílias agradecem.

Advertisement