Plataforma para inscrição em estudo serológico bloqueia após grande adesão

Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes está a tentar resolver o problema e espera que o site esteja operacional até esta quarta-feira.

Foto
Rui Gaudêncio

A plataforma para inscrição no Painel Serológico Nacional do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM), o maior estudo serológico da covid-19 a nível nacional, bloqueou devido a uma “enorme adesão” por parte dos portugueses, estando indisponível há várias horas. As inscrições abriram à meia-noite desta terça-feira para encontrar 12 mil voluntários, de várias zonas do país e diversas faixas etárias, para fazerem parte deste estudo que oferece testes serológicos gratuitos.

Ao PÚBLICO, fonte do gabinete de comunicação do Instituto de Medicina Molecular confirmou que a plataforma está em baixo devido a “uma enorme adesão” por parte dos portugueses. Além disso, a linha de apoio por telefone disponibilizada para prestar informações adicionais sobre o projecto acabou também por ficar indisponível devido ao grande volume de chamadas. A mesma fonte revelou que o iMM está a tentar resolver as questões técnicas que causaram o bloqueio e prevê que o site volte a estar operacional até esta quarta-feira. A linha de apoio será também reforçada.

O iMM divulgou ainda uma nota no seu site onde agradece “o enorme interesse e adesão a este projecto por parte de todos os portugueses”. “Neste momento e devido à elevada afluência, a plataforma está indisponível por questões técnicas que estão a ser resolvidas. Estamos a trabalhar para que amanhã [quarta-feira] o site esteja funcional. Relembramos que a recolha da amostra decorre até 7 de Outubro”, acrescenta o comunicado.

O projecto, que tem um orçamento de dois milhões de euros, está a ser coordenado pelo iMM, com o financiamento da Sociedade Francisco Manuel dos Santos e do Grupo Jerónimo Martins, e conta com a parceria do Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa. As recolhas decorrem entre 8 de Setembro e 7 de Outubro, em 102 municípios, e os resultados serão divulgados a partir do final de Outubro. O objectivo é analisar a prevalência da covid-19 na população portuguesa, assim como a imunidade ao novo coronavírus, seis meses após terem sido confirmados os primeiros casos de infecção em Portugal.

Sugerir correcção