Quase 700 operacionais envolvidos no combate a 16 incêndios. Apenas um está activo

O fogo em Serro Ventoso (Leiria) está a concentrar o maior número de meios: 123 operacionais, 35 viaturas e três aeronaves. Apenas um dos 16 incêndios está activo, os restantes estão em resolução.

Foto
PAULO PIMENTA

Mais de 700 operacionais estavam envolvidos no combate a 16 incêndios, a meio da manhã deste domingo, mas só um tem frentes activas. De acordo com a informação disponível no site da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), por volta das 10h30 701 operacionais, apoiados por 202 viaturas e 11 aeronaves combatiam 16 incêndios em vários pontos do país.

A mesma informação indica que àquela hora quatro destes fogos encontravam-se em fase de conclusão, onze em resolução, havendo um, no distrito de Leiria, em Serro Ventosa, com uma frente activa e a mobilizar 123 bombeiros, 35 viaturas e três aeronaves. 

O incêndio a concentrar o maior número de meios deflagrou esta madrugada. O alerta para este incêndio foi dado às 01h49, segundo adiantou à Lusa fonte da Protecção Civil. O combate está a ser dificultado devido a “algumas condicionantes a nível do acesso” ao terreno, detalhou à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria.

Nas últimas horas, de acordo com informação da ANEPC, entre as ocorrências de incêndios rurais a mobilizar mais meios de combate, destaca-se um fogo em Vinhais, no distrito de Bragança, que deflagrou na sexta-feira, pelas 22h30, está neste momento em fase de resolução, com a presença de mais de 200 operacionais e 65 viaturas.

Catorze distritos a norte do Tejo, incluindo Portalegre, entraram este domingo em estado de alerta, até às 23h59 de terça-feira, devido às previsões meteorológicas de “significativo agravamento” do risco de incêndio.

Além de Portalegre, a medida abrange os distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

A declaração da situação de alerta foi anunciada na sexta-feira pela secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, numa conferência de imprensa na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, em Lisboa.

Sugerir correcção
Comentar