Lewis Hamilton obtém a volta mais rápida de sempre em Itália

Actual campeão do mundo alcançou a 94.ª pole position da carreira.

Foto
LUSA/Matteo Bazzi / Pool

O campeão mundial de Fórmula 1, Lewis Hamilton, alcançou neste sábado a pole position para o Grande Prémio de Itália. Mas o britânico da Mercedes não se limitou a ser o primeiro da grelha - fê-lo fixando a volta mais rápida de sempre do circuito de Monza.

Hamilton precisou de apenas 1m18,887s (a uma média de 264,3 km/h) para percorrer o traçado e obter, assim, a sexta pole position em oito possíveis, na corrente temporada do Mundial. A primeira linha da grelha, de resto, ficou completa com o Mercedes de Valtteri Bottas, em mais uma demonstração de força da escuderia alemã.

No dia em que Hamilton conseguiu a 94.ª pole da carreira, Carlos Sainz (McLaren) foi o terceiro mais rápido, seguido de Sergio Perez (Racing Point). A Ferrari voltou a desiludir, com Charles Leclerc e Sebastian Vettel a ocuparem a 13.ª e a 17.ª posições, respectivamente. 

Esta foi, de resto, a primeira vez desde 1984 que a Ferrari não conseguiu colocar nenhum dos monolugares no top 10 da qualificação em Monza. “Foi o melhor que consegui fazer”, declarou Leclerc via rádio, mal terminou a sessão de qualificação.

Caso Lewis Hamilton vença no domingo o GP de Itália, atingirá o 90.º triunfo na Fórmula 1, ficando apenas a um do recorde de todos os tempos, ainda na posse de Michael Schumacher.

Sugerir correcção