Covid-19: França encerra 22 escolas quatro dias depois do início das aulas

criancas,educacao,mundo,escolas,franca,europa,
Fotogaleria
Em Saint-Leu-d'Esserent , no Norte de França Reuters/PASCAL ROSSIGNOL
criancas,educacao,mundo,escolas,franca,europa,
Fotogaleria
A reabertura das aulas em Nice Reuters/ERIC GAILLARD
criancas,educacao,mundo,escolas,franca,europa,
Fotogaleria
Na cantina escolar, em Nice Reuters/ERIC GAILLARD

Pelo menos 22 estabelecimentos de ensino tiveram de ser encerrados em França quatro dias depois do início do ano escolar por terem sido detectados casos de covid-19, anunciou o ministro da Educação, Jean-Michel Blanquer.

Dez das escolas encerradas são em França, e 12 na ilha de Reunião, território ultramarino francês a Leste de Madagáscar, no oceano Índico. No total, há 60 mil estabelecimentos de ensino em França. “Se falarmos em salas de aula estamos a referir-nos a 100 (salas de aula encerradas) mas isto muda todos os dias, evidentemente”, afirmou Blanquer, aos microfones da rádio Europe 1.

Em França, mais de 12,4 milhões de estudantes voltaram à escola na terça-feira, com o uso de máscara obrigatório para professores e para os alunos com mais de 11 anos. Bélgica, Polónia, Rússia e algumas regiões do Reino Unido regressaram às aulas no mesmo dia.

O ministro explicou que o protocolo sanitário de precaução consiste em isolar de forma imediata o aluno ou o professor que eventualmente se encontram contaminados pedindo-lhes para se manterem em casa.

“Depois, as autoridades sanitárias levam a cabo uma investigação para estabelecer os contactos, determinar a realização das provas médicas de diagnóstico. Todos os dias iniciámos cerca de 250 protocolos por suspeita de covid-19”, explicou.

O protocolo sanitário, em França, estabelece que mais de três casos de contaminação levam ao encerramento do estabelecimento de ensino, mas as autoridades sublinham que “cada caso é um caso particular”.

França registou na quinta-feira, pelo segundo dia consecutivo, mais de 7000 novos casos de infecção pelo novo coronavírus em 24 horas, elevando a 300.181 os casos de contaminação desde o início da pandemia de SARS CoV-2.

Na quinta-feira morreram 20 pessoas, vítimas da doença covid-19.

A França regista um total de 30.706 mortes provocadas pelo novo coronavírus.

Sugerir correcção