Duas receitas com beringela

O Compassionate Cuisine (em português, Cozinha com Compaixão) foi criado por Márcia Gonçalves, em 2012, e tem como missão a divulgação de receitas vegetarianas criativas. Faz parte dos Pares do Ímpar.

Foto
DR

Para acompanhar o prato de folhado de batata-doce e lentilhas fiz este molho de beringela assada e tomate, também inspirado na culinária do Norte de África. Este molho espesso é obtido através da redução de tomate maduro envolvido com a polpa macia da beringela assada e alguns condimentos, como a paprica fumada (opcional) e cominhos. Além de acompanhamento de grelhados, saladas de cereais, massas ou leguminosas, o molho de beringela e tomate também pode ser servido como aperitivo.

À semelhança de outras receitas de molhos à base de beringela, esta também pressupõe a utilização apenas da polpa… E, para tentar aproveitar o legume como um todo, aproveitei a pele (rica em antocianinas, ainda que a polpa também seja rica em compostos fenólicos) para rechear com um estufado de grão-de-bico, azeitona e pimento com um pouco também da polpa da beringela assada.

Foto
DR

Molho de beringela e tomate com especiarias (zaalouk)

4 porções

30 min

Dificuldade: 1/5

Ingredientes:
1 beringela
300g tomate, maduro, pelado (cerca de 2 unidades pequenas) (nota 1)
½ colher de chá de cominhos moídos
1 colher de chá de paprika fumada (opcional)
½ colher de sopa de azeite
1 dente de alho, picado
1/8 colher de chá de sal
1/8 colher de chá de pimenta preta
1 colher de sopa de sumo de limão
½ colher de chá de açúcar

Procedimento:

1. Corte longitudinalmente a beringela em metades, coloque numa forma e leve ao forno durante 15 min. a 200°C. O interior da beringela deve ficar completamente macio. Remova o interior da beringela e reserve (pode aproveitar tudo se a pele não estiver queimada).

2. Numa frigideira ou panela antiaderente aqueça o azeite, tomate (finamente picado), o alho e os condimentos. Deixe cozer durante alguns minutos até o tomate começar a perder a sua forma, cerca de 5 min.. Junte o sumo de limão, o açúcar e, por fim, a polpa da beringela assada (ou todo o legume). Deixe cozer durante 15 min., até o molho começar a espessar.

3. Sirva o molho de beringela e tomate como aperitivo, acompanhado de pão, ou, como acompanhamento para temperar grelhados, ou saladas de leguminosas.

Foto
DR

Notas:

1. Para pelar eficazmente o tomate: dê um pequeno golpe na base do fruto, leve a uma panela de água em fervura e deixe cozer durante 30 seg.; deixe arrefecer e retire a pele facilmente.

Beringela recheada com grão-de-bico

2-3 porções

45 min

Dificuldade: 1/5

Ingredientes:
1 beringela grande, ou 2 unidades pequenas, assadas (conforme descrito anteriormente)
½ colher de sopa de azeite
1 cebola picada
½ pimento vermelho pequeno, cortado em cubos
6 azeitonas, descaroçadas e picadas
1 folha de louro
1 tomate maduro, descascado e cortado em cubos (ou, 1/2 lata, 200 g, de tomate triturado
1 colher de chá de colorau
½ colher de chá de paprica fumada (opcional)
½ colher de chá de cominhos
1/4 colher de chá de pimenta preta
1/4 colher de chá de piri-piri
1 lata pequena (260 g) de grão-de-bico cozido, escorrido
Salsa fresca picada
Sal q.b.

Procedimento:
1. Depois de levar a beringela ao forno, retire a polpa com uma colher, e pique grosseiramente com uma faca, se necessário. Reserve a restante “pele” da beringela e o interior picado.

2. Enquanto a beringela assa, adiante o recheio: refogue numa panela pequena a cebola, o pimento, as azeitonas e o louro durante alguns minutos, até a cebola ficar translúcida. Junte o tomate e as especiarias, e deixe cozer durante pelo menos 10 min., até reduzir. Adicione água conforme necessário. Junte o grão-de-bico, o interior da beringela picado e leve novamente à fervura. Junte por fim o sal e ajuste os condimentos a gosto.

3. Recheie a beringela com o estufado (é possível que sobre uma parte), guarneça com mais salsa fresca picada e leve ao forno a 180°C durante 15 min., até dourar.

Sugerir correcção