Herdeiros de Saramago: Um Objecto Fílmico Não Identificado

Uma série que se estreará em Novembro na RTP1, da autoria de Carlos Vaz Marques e com realização de Graça Castanheira, retrata o quotidiano e a obra dos 11 escritores que já receberam o Prémio José Saramago. Os episódios dedicados a Paulo José Miranda, João Tordo, Adriana Lisboa e Ondjaki têm antestreia já amanhã, no IndieLisboa.

Foto

“Não se aprende a escrever para se ser escritor. Mais do que um escritor sou um leitor”, confessa Paulo José Miranda, o primeiro vencedor do Prémio José Saramago, com o romance Natureza Morta, sentado numa mesa ao pé do Tejo, perto de Cacilhas. “Foi aqui que domestiquei muitos livros”, recorda num dos episódios de Herdeiros de Saramago, a série documental com autoria de Carlos Vaz Marques e realização de Graça Castanheira que se debruça sobre os escritores distinguidos com o prémio criado em 1999. Produzida pela Midas Filmes, retrata a obra e o quotidiano de 11 escritores de língua portuguesa, e estrear-se-á em Novembro, mês do aniversário do Nobel da Literatura português, na RTP1.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção