Projecto intermunicipal promove cultura para o desenvolvimento sustentável

O objectivo é assegurar compromissos de política cultural que cada município assumirá.

Foto
Rui Gaudencio

A Artemrede lançou na terça-feira o projecto “Compromisso Cultura 2030”, que tem como objectivo envolver os municípios que compõem a rede na discussão alargada sobre o papel da cultura no desenvolvimento sustentável, foi hoje anunciado.

O projecto resultará, segundo a nota divulgada pela rede de cooperação, numa carta de compromisso intermunicipal, que será apresentada publicamente em 2021, com o objectivo de assegurar compromissos de política cultural que cada município assumirá para implementar no seu território.

Estão também previstos laboratórios de desenvolvimento local e workshops com as equipas municipais para análise da sua realidade actual.

O processo de trabalho, que é coordenado por uma equipa especializada com sessões em cada uma das autarquias, é inspirado nos princípios e na metodologia da Agenda 21 (adoptada pelas Nações Unidas) da Cultura e envolverá mais de 400 pessoas a nível nacional.

Paralelamente, o projecto vai dinamizar os LABS 2030, encontros entre autarcas, especialistas e cidadãos em torno de um tema de interesse para o desenvolvimento local.

O primeiro LAB acontecerá em Abrantes, já em Setembro, seguindo-se Moita e Sesimbra até final do ano.

Todo o projecto pode ser acompanhado publicamente através no endereço www.cultura2030.pt.

Para a directora executiva da Artemrede, Marta Martins, citada na nota, “esta é uma oportunidade única para todos os municípios fazerem um balanço das suas políticas culturais e assumirem acções concretas para o futuro”.

No seu entender, trata-se de “um processo alargado de reflexão e discussão” que se espera que “resulte em compromissos reais a serem implementados a curto, médio e longo prazo”.

A Artemrede é um projecto de cooperação cultural e territorial que actua, desde 2005, nas áreas da programação em rede, do apoio à criação, da formação e da mediação cultural, e que é actualmente constituída por 18 associados: os municípios de Abrantes, Alcanena, Alcobaça, Almada, Barreiro, Lisboa, Moita, Montemor-o-Novo, Montijo, Oeiras, Palmela, Pombal, Santarém, Sesimbra, Sobral de Monte Agraço, Tomar, Torres Vedras e a cooperativa Rumo.

Sugerir correcção