Austrália com queda recorde de 7% do PIB

Números do trimestre levam Austrália para recessão, após ter acumulado três décadas de crescimento contínuo, mesmo durante a crise financeira mundial de 2008

pib,conjuntura,economia,australia,
Foto
LUSA/DAN HIMBRECHTS

A Austrália registou uma queda de 7% no Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre, face aos primeiros três meses do ano, a quebra trimestral mais abrupta da sua história. O desempenho de Abril e Junho levou também o país à primeira recessão em quase três décadas, segundo divulgado esta quarta-feira.

“A pandemia global e as políticas de contenção relacionadas levaram a uma queda de 7% do PIB no trimestre de Junho”, afirmou o chefe do Gabinete de Contas Nacionais da Austrália. “Esta é, por uma larga margem, a maior queda trimestral do PIB desde o início dos registos em 1959”, acrescentou. Face ao período homólogo de 2019, o PIB recuou 6%.

No primeiro trimestre do ano, o PIB da Austrália, que tinha registado quase 30 anos de crescimento consecutivo mesmo durante a crise financeira internacional, caiu 0,3%, colocando assim o país tecnicamente em recessão, após  dois trimestres de PIB negativo. A Austrália foi um dos poucos países a escapar ao diagnóstico de uma recessão na crise financeira global de 2008.

Sugerir correcção