História evolutiva das focas-monges revela perda de diversidade genética

Análise a amostras históricas e modernas da foca-monge-do-mediterrâneo mostrou que este mamífero tem vindo a perder diversidade genética “de forma dramática” nos últimos 200 anos.

Foto
Foca-monge-do-mediterrâneo Rosa Pires

Em todo o mundo, há cerca de 600 focas-monges-do-mediterrâneo, o que faz desta uma das espécies de mamíferos marinhos mais ameaçadas. Uma equipa internacional de cientistas – incluindo de Portugal – quis saber qual a diversidade genética deste mamífero que está presente nas ilhas Desertas, no arquipélago da Madeira. Para isso, foram recolhidas amostras históricas e modernas para depois se sequenciar o ADN mitocondrial (aquele que está presente nas mitocôndrias e é herdado da mãe). Acabou por se concluir que, nos últimos 200 anos, a foca-monge perdeu diversidade genética e, no caso da população da Madeira, não houve qualquer uma variação desde, pelo menos, 1902.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção