Fotogaleria

Greta, Brexit e Vaticano: estes são os finalistas do Prémio Europeu de Cartoon

O reputado European Press Prize, que premeia anualmente o melhor jornalismo europeu, lança pela primeira vez este ano um concurso dedicado ao cartoon, o European Cartoon Award, no valor de 10 mil euros. Os vencedores serão revelados a 1 de Outubro.

Greta Thunberg Claudio Antonio Gomes
Fotogaleria
Greta Thunberg Claudio Antonio Gomes

O reputado European Press Prize, que premeia anualmente o melhor jornalismo europeu, lança pela primeira vez este ano um concurso dedicado ao cartoon, o European Cartoon Award. "O jornalismo de qualidade é de vital importância para democracias saudáveis — e os cartoonistas desempenham um papel crucial neste sistema de freios e contrapesos", lê-se em comunicado.

A lista de finalistas é composta por 16 autores, 16 cartoons que ilustram temas como o Brexit, o aquecimento global e o activismo climático, a pedofilia no Vaticano ou a manipulação dos media.

A importâcia dos cartoons no debate público levaram à fundação, em 2019, do European Cartoon Award, uma parceria entre o Studio Europa Maastricht e o European Press Prize, no mesmo ano em que o jornal norte-americano The New York Times decidiu pôr termo à publicação de cartoons editoriais na edição internacional. A decisão surgiu na sequência da polémica provocada pela divulgação de um cartoon do português António — em que o Presidente dos EUA, Donald Trump, aparece com uma kipá e óculos escuros a ser conduzido por um cão-guia com a cara do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.

O Studio Europa Maastricht e o European Press Prize visam premiar a coragem e a qualidade e provocar a conversa sobre o tema Europa. Para encorajar os cartoonistas a continuarem a sua arte e missão, lançaram o European Cartoon Award, no valor de 10 mil euros. Os vencedores serão revelados a 1 de Outubro.

King Kongson
King Kongson Tomás Serrano
Vatican summit
Vatican summit Joep Bertrams
Jenga – Earth’s sixth mass extinction
Jenga – Earth’s sixth mass extinction Anne Derenne
Lonely Boris
Lonely Boris Ruben L. Oppenheimer
Safe zone
Safe zone Niels Bo Bojesen
World politics
World politics Halit Kurtulmus
Real friends
Real friends Mette Dreyer
The dramaticity of plastic pollution
The dramaticity of plastic pollution Agim Sulaj
Europe & Italy
Europe & Italy Arend van Dam
Extinction
Extinction Ben Jennings
Global Warming
Global Warming Victor Eugen Mihai
Mass media manipulation
Mass media manipulation Costel Patra?can
Liberty
Liberty Gorilla
Changing the guard
Changing the guard Hajo de Reijger
Cut
Cut Marco de Angelis