Festival Curtas de Vila do Conde com 48 filmes em estreia nacional

O iraniano Jafar Panah e o ucraniano Sergei Lonitza são alguns dos cineastas em destaque na 28.ª edição do Curtas, que prestará especial atenção à obra do espanhol Isaki Lacuesta.

Foto
Cineasta espanhol Isaki Lacuesta em destaque no Curtas

O festival de cinema Curtas de Vila do Conde, que este ano se realiza entre 3 e 11 de Outubro, terá 48 filmes em estreia nacional, na selecção oficial para a competição internacional e experimental, divulgou esta segunda-feira a organização.

Nesse lote de trabalhos, merece destaque a projecção de obras de Sergei Loznitsa (Ucrânia) e Jafar Panah (Irão), apontados como “dois dos mais interessantes cineastas da actualidade”, pela sua “impressionante sensibilidade para trabalhar a problemática política, social e cultural do seu povo”.

De ambos os autores, a organização elegeu A Night at The Opera e Hidden, que “trazem dois olhares sobre a cultura dos dois países onde as heroínas cantam, questionando noções de representação e interpretação”.

No cartaz preparado para esta edição do Curtas, que, segundo os responsáveis, integra trabalhos “que ligam a diferentes comunidades, formas de estar e de pensar”, também é destacada a obra Mi piel, luminosa, de Nicolás Pereda e Gabino Rodríguez. Trata-se de um documentário onde a personagem central é uma criança posta em isolamento na sala de aula, devido a uma doença que lhe tirou o pigmento natural da pele, e onde Pereda “volta a derreter as fronteiras entre documentário e a ficção”.

Ainda no âmbito dos filmes em estreia neste certame, destaque para Witness, do multi-premiado realizador Ali Asgari, Victor in Paradise, de Brendan McHugh, Look Then Below, de Ben Rivers, Stump the Guesser, novo tomo na cinematografia surreal e onírica do canadiano Guy Maddie e, ainda, Casa Sol, de Lúcia Prancha, que explora o universo militante da escritora brasileira Hilda Hilst.

Esta edição do Curtas de Vila do Conde, que terá também programação on line por causa da pandemia de covid-19, vai ter um especial foco na obra do artista espanhol Isaki Lacuesta. O cineasta, produtor, cenógrafo, ensaísta e curador “tem um trabalho que faz disparar o diálogo entre o cinema e as mais diferentes áreas artísticas”, afirma a direcção do Curtas em comunicado.

O autor de obras como Entre dos aguas, exibido em 2019 no IndieLisboa, The next skin ou The Clay Diaries, ser-lhe-à dedicada a secção InFocus, do Curtas, estando prevista ainda a realização da primeira exposição do autor em Portugal, que ficará patente na Solar – Galeria de Arte Cinemática. Lacuesta estará presente em Vila do Conde para apresentar os seus filmes e participar de uma conferência aberta a jornalistas e público.

Esta 28.ª edição do certame deveria ter ocorrido em Julho, mas foi adiada para Outubro –​ entre os dias 03 e 11 –, por causa da pandemia da covid-19.

Segundo a direcção, o festival decorrerá no Teatro Municipal de Vila do Conde, no auditório municipal e na referida galeria de arte, mas terá também iniciativas on line para que “o encontro entre o público e os cineastas possa acontecer de forma segura e próxima”.

Sugerir correcção