Comércio do ouro acelera e fiscalização aperta nas vendas online

Há quem venda peças para resolver problemas de dinheiro e quem procure realizar mais-valias. Não se sabe se os portugueses ainda têm muito ouro para vender, mas o mercado já está a mexer e nem todos seguem as regras.

Foto
A maior parte do ouro usado é derretida para depois ser usada em peças novas Ines Fernandes

Nos anos da troika, a crise económica, a valorização do ouro nos mercados internacionais e o vazio legal ajudaram a que as ruas e avenidas do país se enchessem de lojas de compra e venda de ouro. Foram o balão de oxigénio de muitos portugueses em dificuldades financeiras, mas também palco de “coisas muito feias”, como comentou ao PÚBLICO um empresário do meio. A partir de 2014, 2015, tão depressa como surgiram, a maioria das casas fechou portas deixando atrás, em muitos casos, um rasto de suspeição e desconfiança.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários