Mina junto a Montesinho: “Vamos vender isto por 200 empregos, por meia dúzia de anos?”

Uma mina de estanho e volfrâmio a céu aberto, junto à fronteira portuguesa e do Parque Natural de Montesinho, está a ser instalada. Por causa dos efeitos que pode ter por cá, ambientalistas e autarcas dão parecer negativo. Projecto ameaça espécies protegidas e o turismo de natureza

Foto
João Santos, da Palombar, procura sinais de vida selvagem na zona perto do projecto mineiro Paulo Pimenta

Há quatro grifos a cortar o céu sobre o hotel termal que se ergue, solitário, no topo do monte. Está pronto, mas o processo burocrático que levaria à sua abertura foi interrompido pela pandemia e a proprietária não arrisca sequer dizer quando poderá abrir portas. Além de que há outra ameaça a toldar-lhe o futuro, que virá dos montes em redor, bem visíveis ali de cima, na localidade de Calabor, em Espanha, a pouco mais de dois quilómetros da fronteira portuguesa e do Parque Natural de Montesinho. É o projecto mineiro previsto para aquela zona, que foi alvo de uma consulta pública também em Portugal, por causa dos efeitos que poderá ter do lado de cá da fronteira. “A nós pode deixar-nos sem negócio”, diz Maria Dantas, responsável pelo Balneário de Calabor e o hotel que ainda não abriu.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção