Duas Américas, como nunca as tínhamos visto

De onde surgiu esta América, que nos assombra tanto quanto nos angustia? Olhemos para as duas convenções à procura de algumas respostas.

1. Terminada a época das convenções, o mundo ficou perante duas Américas, aparentemente irreconciliáveis, à espera do dia 3 de Novembro para saber com qual das duas pode contar. Isso fará toda a diferença. Dificilmente o que resta da ordem internacional liberal sobreviveria a mais quatro anos de Trump. O caos alastraria. Ganhariam Putin e Xi, mas também Erdogan, Bolsonaro, Duterte ou outro qualquer candidato a ditador. Perderia a democracia, a liberdade e a abertura. Não é uma visão catastrófica. É apenas o resultado de quatro anos de “America First” e de uma concepção da ordem internacional segundo a qual cada um vale por si e pela força que tem para impor a sua vontade aos outros, em que a democracia não conta para definir alianças ou prioridades.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção