Lewis Hamilton fica com a pole position do GP da Bélgica

O homem da Mercedes fixou ainda um novo recorde em Spa-Francorchamps.

Foto
Lewis Hamilton fazendo o gesto do Pantera Negra, em homenagem ao actor Chadwick Boseman, que morreu neste sábado aos 43 anos de idade, vítima de cancro do cólon Reuters/FRANCOIS LENOIR

O piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) vai partir da primeira posição da grelha de partida no Grande Prémio (GP) da Bélgica, que se disputará no domingo, após ter registado o tempo mais rápido da qualificação daquela que será a sétima corrida da temporada deste ano do Mundial de Fórmula 1.

Foi a 93.ª pole position para Hamilton, a sexta em Spa-Francorchamps e quinta desta temporada, que coincidiu com o recorde da pista, batido pelo britânico por duas vezes, a volta mais rápida no circuito belga é agora de 1m41,252s.

Ao lado do actual campeão do mundo e líder da classificação do Mundial de pilotos estará o seu colega de equipa, o finlandês Valtteri Bottas, que foi 0,511s mais lento do que Hamilton, fazendo com que a marca alemã atinja as cinco dobradinhas na primeira linha da grelha de partida para um GP de Fórmula 1.

O holandês Max Verstappen (Red Bull) obteve o terceiro melhor tempo da qualificação.

O australiano Daniel Ricciardo (Renault) conseguiu a sua melhor qualificação do ano, ao terminar na quarta posição, a oito décimos de segundo do mais rápido da sessão. A marca francesa não ficava nesta posição da grelha desde o GP do Canadá do ano passado.

“Foi uma sessão muito limpa, melhorávamos a cada sessão. Foi um dia importante para mim, pois acordámos com a triste notícia do falecimento do Chadwick e essa notícia afectou-me”, frisou Hamilton no final da sessão de qualificação.

Desilusão na Ferrari

Já os dois Ferrari ficaram fora da derradeira fase da qualificação, a Q3, terminando em 13.º e 14.º lugares, ocupados, respectivamente, pelo monegasco Charles Leclerc e pelo alemão Sebastian Vettel, respectivamente.

Foi a primeira vez, em mais de 50 edições do GP da Bélgica, que os dois carros italianos ficaram fora dos dez primeiros lugares.

Sugerir correcção