Costa propõe nova prestação social. BE e PAN querem alterações

À hora das reuniões em São Bento, Marcelo voltou a rejeitar o cenário de crise política caso não exista acordo para o Orçamento do Estado de 2021. O primeiro dia do regresso às negociações foi marcado por uma proposta de António Costa. Partidos iam preparados com alterações.

Foto
António Costa levou uma proposta que anunciou na última semana, mas não reuniu consenso à primeira LUSA/MANUEL DE ALMEIDA

Com quase uma semana de antecedência, o primeiro-ministro lançou uma ideia para marcar a reunião desta sexta-feira com os partidos e conseguiu. A criação de um novo complemento social para trabalhadores independentes que não têm acesso ao rendimento social de inserção foi debatida com BE e PAN e os partidos até já levavam, em carteira, propostas alternativas. Mas esse não foi o único tema que dominou os encontros. As preocupações com a sustentabilidade ambiental (PAN) e a necessidade de apostar na produção nacional (PEV) marcaram a ronda de negociações pós-férias, da qual saíram já novos encontros para as próximas semanas. De fora ficou, para já, o PCP.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção