Incêndio em prédio em Campo de Ourique deixa pelo menos duas pessoas desalojadas

Fogo já foi dado com extinto. Dos quatro feridos ligeiros, um foi transportado para o hospital devido à “ansiedade”. Moradores das duas fracções das águas furtadas terão de ser realojados.

Foto
Incêndio em Campo de Ourique D.R.

Um incêndio deflagrou esta sexta-feira num prédio com três andares e águas furtadas em Campo de Ourique, em Lisboa, e provocou quatro feridos ligeiros, tendo sido um deles transportado para o hospital. 

Tudo começou por volta das 13h, no número 59 da Rua Francisco Metrass. Arissa Matsumoto, de 21 anos, tinha acabado de chegar a casa quando se apercebeu do fumo a sair das águas furtadas do prédio vizinho. De imediato chamou os bombeiros. “Ficámos assustados porque ouvimos coisas a estalar e pensámos que pudessem ser bilhas de gás”, relata ao PÚBLICO. 

De acordo com a Protecção Civil, o alerta foi dado às 13h17. Do seu terraço, Arissa Matsumoto via plástico a arder no topo do número 59, onde se encontra também a Farmácia Porfírio. O prédio foi evacuado. Ao PÚBLICO, o chefe Ângelo Pereira do Regimento de Sapadores de Bombeiros confirmou que toda a cobertura tinha sido consumida, deixando os residentes das duas fracções desalojados. “Não tem condições de habitabilidade. Estamos a tentar resolver o problema com a Protecção Civil”, notou.

Por volta das 16h15, os restantes moradores, cujo número estava ainda a ser apurado, disse Ângelo Pereira, ainda não tinham tido autorização para regressar às suas casas, uma vez que a electricidade e o gás permaneciam cortados. Decorriam ainda os trabalhos com a Protecção Civil para aferir as condições estruturais do edifício, sublinhou o responsável, notando contudo que, com excepção das casas das águas furtadas, as outras habitações não tinham sido muito danificadas, apenas com estragos provocados pela água necessária para combater as chamas. 

A origem do incêndio é ainda desconhecida, segundo disse o chefe do Regimento de Sapadores de Bombeiros​. Testemunhas no local relataram ao PÚBLICO que um morador estaria a fazer uma assado nas águas furtadas e que essa teria sido a causa do incêndio. Ângelo Pereira disse não ter elementos que, para já, confirmassem essa informação. 

O incidente acabou por provocar quatro feridos ligeiros, que foram assistidos pelo INEM no local. Apenas um homem “com alguma idade” foi transportado para o hospital não pela inalação de fumo, mas “com ansiedade”, disse o bombeiro.

O incêndio acabou por ser extinto por volta das 15h. Nos trabalhos estiveram envolvidos operacionais do Regimento de Sapadores de Bombeiros e dos Bombeiros Voluntários de Campo de Ourique. 

Sugerir correcção