Em busca de um mistério: José Pinhal

O IndieLisboa exibe A Vida Dura Muito Pouco, curta documental sobre a vida e obra de um cantor de baile de Santa Cruz do Bispo, Matosinhos, que tem sido redescoberta nos últimos anos.

Foto

José Pinhal é um mistério. Cantor de baile de Santa Cruz do Bispo, Matosinhos, nascido em 1952 e desaparecido num desastre de automóvel, no regresso de um concerto, em 1993, animou noites no Porto na década de 1980 e editou três volumes em cassete pelas Edições Nova Força, de São João da Madeira. Foi redescoberto ao longo dos últimos 15 anos através do passa-palavra. Desde 2016 há até um grupo, com membros da editora Favela Discos, de Equations e Coelho Radioactivo, chamado José Pinhal Post Mortem Experience, que toca as canções que Pinhal cantava.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção