Cerca de 70% dos femicídios “ocorrem nos primeiros meses após a separação”

Em Agosto houve vários casos de violência doméstica ou homicídio em que a separação foi referida como motivação para o agressor. António Castanho, psicólogo da Equipa de Análise Retrospectiva de Homicídio em Violência Doméstica, contextualiza: “Quando [a vítima] tenta sair é quando surge o maior perigo”. Dados mostram isso mesmo.

Foto
Ines Fernandes

Quando a mulher de 20 anos quis terminar a relação, o jovem de 19 anos sequestrou-a. Amarrou-a a um móvel da garagem da casa onde viviam, em Pombal, não lhe permitiu ter contactos, obrigava-a a fazer as suas necessidades fisiológicas num balde. O agressor foi constituído arguido, mas aguarda julgamento em liberdade. Em Penafiel um homem de 26 anos foi detido porque exercia violência psicológica contra a ex-namorada da mesma idade. Em Guimarães uma mulher de 52 anos foi atingida a tiro pelo ex-companheiro (foi levada para o hospital, com vida). 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção