Partidos criticam o isolamento de crianças institucionalizadas e pedem humanidade

Vários grupos parlamentares, incluindo o PS, criticam a opção de isolar crianças, mesmo que tenham um teste à covid-19 com resultado negativo. Os partidos falam em insensibilidade e ciclo de violência.

Foto
As crianças em perigo que são retiradas às famílias são obrigadas a estar isoladas 14 dias mesmo que tenham teste negativo à covid-19 PAULO PIMENTA

Os partidos não estão satisfeitos com a decisão de aplicar às crianças institucionalizadas a norma de isolamento para evitar a propagação de covid-19, mesmo em caso de teste negativo, e estão a questionar o Governo acerca de alternativas que protejam os direitos dos mais novos. Esta quarta-feira, a Direcção-Geral da Saúde (DGS) disse que só mudará a norma se o tempo de incubação se alterar e, até lá, apenas admite rever as condições de conforto do isolamento. A possibilidade de revisão da norma não é suficiente para os partidos ― incluindo para o PS ― e os deputados pedem uma reversão rápida e mais humanizada à situação. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção