Os luxos de Seteais não são só para turistas

O palácio de Sintra já recebe hóspedes, mas também se abre a quem quiser apenas passar o dia na piscina, saborear as iguarias no restaurante ou num piquenique, ou fazer uma massagem. Um dia de luxo no Tivoli Palácio de Seteais.

alimentacao,spa,gastronomia,fugas,lisboa,turismo,
Fotogaleria
A piscina fica junto ao jardim dos limoeiros DR
alimentacao,spa,gastronomia,fugas,lisboa,turismo,
Fotogaleria
O Palácio de Seteais foi inicialmente construído para D. João VI DR

Um programa a dois. Pode ser a três, a quatro ou mesmo em família, mas o Tivoli Palácio de Seteais é ideal para um dia romântico, passado à mesa, na piscina ou no spa. E não, não é preciso passar a noite porque a proposta é mesmo para quem está de passagem e quer experimentar um luxo palaciano como, por exemplo um dia na piscina abrigada, com vista para o mar e para a serra.

Mas, antes de um mergulho, podemos começar por uma massagem. Antes da pandemia, aquela que os clientes mais procuravam era a massagem a dois no Anantara Spa, conta a terapeuta Ana Beatriz Santos. Durante 150 minutos, o casal e duas terapeutas estavam na mesma sala, os primeiros deitados e as segundas a fazer uma massagem de corpo inteiro e um facial de vinoterapia. Hoje estarem quatro pessoas na mesma sala seria incomportável, por isso os tratamentos são feitos com todos os cuidados exigidos, da higiene do espaço ao uso de máscara em permanência pela terapeuta. 

Foto
O spa tem duas salas de tratamento. Nesta, por agora não é possivel fazer duas massagens em simultâneo DR

As massagens e tratamentos do Anantara, uma palavra com origem no sânscrito que significa infinito, são inspirados nas experiências tailandesas, indonésias e indianas, sem esquecer as inovações na área da beleza e cosmética do Ocidente, aliando os movimentos das terapias orientais aos produtos ocidentais. A massagem de assinatura é um exemplo dessa ligação uma vez que junta movimentos e técnicas da massagem tailandesa, como os estiramentos, que estimulam a circulação, com outros que promovem o relaxamento com óleos essenciais. Esta pode ter 60 ou 90 minutos.

Foto
Champanhe e sumos naturais fazem parte do brunch servido em porcelana Vista Alegre e talheres de prata DR

O Tivoli Palácio de Seteais tem uma oferta associada ao Anantara Spa: se o cliente fizer um tratamento de uma hora, terá acesso à piscina no dia da sua marcação, ou seja, não precisa de pagar para a usar. Um dia na piscina custa 50 euros por pessoa, 25 euros para crianças até aos 12 anos. Contudo, a terapeuta informa que depois da massagem convém estar duas horas sem tomar banho, para que os óleos façam efeito.

Foto
Os frescos dominam as salas e os quartos do Palácio de Seteais, bem como muita mobília é a original DR

Depois da massagem, e se for domingo, pode ser hora de fazer um brunch no terraço deste palácio construído no século XVIII. Com vista para a piscina e para o jardim dos limoeiros (a partir dos quais é feita uma limonada com mel), das 12h30 às 16h há um menu (45 euros/pessoa) diversificado que vai da tradicional sopa de peixe a uma torta de Brie com compota de abóbora ou um croque-monsieur. Além dos pães e pastelaria, é possível escolher como quer que os ovos cheguem à mesa (mexidos, estrelados, escalfados e Benedict) e há uma sobremesa que não pode perder, o tradicional travesseiro de Sintra com uma bola de gelado. Para acompanhar, uma flute de champanhe.

E como o cenário é de grande romantismo, ou não estivéssemos em Sintra, há recantos do jardim de Seteais que podem ser descobertos num piquenique (95 euros para duas pessoas) preparado com todo o cuidado e ao gosto do cliente; num almoço ou num jantar servido com todo o requinte na sala de refeições do palácio. A carta é variada, a técnica de cozinha francesa é irrepreensível e o toque português dá-lhe um sabor muito familiar. Além da sopa de peixe, rouille e telha de pão saloio (13 euros), para entrada pode experimentar também o Camarão, mexilhão e lula em calda de Bulhão Pato, salicórnia e tomate confit (14,90 euros).

Foto
O menu do piquenique pode ser proposto pelo Tivoli ou feito à medida DR

Se quiser continuar no peixe, experimente o Pregado, carolino de mexilhão e choco, curgete, cenoura e molho de citronela (29,59 euros). Além de três pratos de carne há um vegetariano, o Carolino de batata-doce, rúcula, salsifis e cogumelos (20 euros). Para terminar, um Pudim de maçã de Fontanelas, crumble de amêndoa e gelado de canela (11 euros).

E assim se passa um dia de luxo num palácio outrora (e ainda hoje) vivido por reis, condes, duques e embaixadores, mas também por escritores e políticos republicanos.

O Fugas esteve no Tivoli Palácio de Seteais a convite do mesmo. 

Sugerir correcção