E se ninguém ganhar as eleições nos Estados Unidos?

A um candidato do Partido Democrata é agora preciso ganhar por uma tal distância que nem um presidente com o descaramento de Donald Trump tenha coragem de pôr o resultado em causa.

Prever o resultado das eleições presidenciais nos EUA costumava ser uma simples questão binária: ou ganhava o candidato do Partido Democrata, ou ganhava o candidato do Partido Republicano. Mesmo as eleições de 2000, nas quais Al Gore e George W. Bush acabaram praticamente empatados no estado da Florida, não foram assim tão diferentes: o Supremo Tribunal interveio para declarar que a vitória naquele estado pertencia a Bush Jr., e assim foi determinada a vitória no colégio eleitoral também, o que deu a George W. Bush as chaves da Casa Branca com menos meio milhão de votos do que Al Gore.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção