Porto – uma cidade sitiada em 1832/1833

Após o desembarque no Pampelido e no Mindelo, o exército liberal comandado por D. Pedro instala-se no Porto e sobre um penoso cerco de onze meses e dez dias. Os combates, os bombardeamentos, a cólera e a fome fustigam os sitiados. Que resistem para, em Agosto de 1833, levarem a guerra civil para o sul do país e, logo depois, até à vitória.

Foto
Batalha de Ponte Ferreira, concelho de Valongo, em Julho de 1832

Desde o desembarque do exército de D. Pedro a 8 de Julho de 1832, entre Arnosa de Pampelido e Mindelo, que era evidente o risco que corriam os liberais. O exército de D. Miguel tinha 80,000 homens em todo o Reino, dos quais 30,000, formados em quatro divisões e uma brigada móvel, que cercariam o Porto a partir de Agosto de 1832. As forças liberais, 8300 homens, barricaram-se na cidade e na Serra do Pilar (Vila Nova de Gaia).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção