Fogo que lavrava na Covilhã desde terça-feira foi dominado durante a madrugada

Incêndio deflagrou numa zona de mato em Aldeia de São Francisco de Assis, na Covilhã. O incêndio foi dado como dominado às 02h20 da madrugada de quarta-feira.

Foto
PAULO PIMENTA

O incêndio que lavrava desde terça-feira na Covilhã, distrito de Castelo Branco, foi dado como dominado às 2h20 da madrugada de quarta-feira, disse à Lusa fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC). Às 7h14 desta quarta-feira, continuavam no terreno 300 operacionais, apoiados por 85 viaturas.

O incêndio, que deflagrou às 14h25 de terça-feira na freguesia de Aldeia de São Francisco de Assis (concelho da Covilhã, Castelo Branco), chegou a atravessar a “zona limite” com o município do Fundão, no mesmo distrito, mas o combate às chamas estava já a “decorrer favoravelmente” nessa altura, informou a Protecção Civil.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes, afirmou que “arderam algumas casas devolutas” na área entre os dois concelhos, mas, como estavam desabitadas, não há quaisquer feridos ou desalojados a registar. Esta informação foi confirmada junto do CDOS de Castelo Branco: “As únicas estruturas [que arderam] foram palheiros abandonados”.

Questionado sobre que factores estão a dificultar o combate ao fogo, o comandante distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco, Francisco Peraboa, explicava que estava “mais demorado pela questão orográfica”, ou seja, são “zonas muito íngremes, com um declive muito acentuado”.

Francisco Peraboa acrescentou que não houve habitações ou povoações “em risco” e que o incêndio apenas estava a “afectar áreas de mato e de pinhal”. Às 20h15 havia “apenas uma frente activa”, mas a “ceder aos meios” destacados no local para combater as chamas.

Sugerir correcção
Comentar