Homem encontrado morto na albufeira da Caniçada, no Gerês

Acidente nesta albufeira do Parque Nacional da Peneda-Gerês aconteceu no mesmo dia em que uma mulher ficou ferida com gravidade, após cair junto a uma cascata, em Montalegre.

Foto
Acidente aconteceu numa das praias da albufeira da Caniçada, nos limites do Parque-Nacional Nelson Garrido

Um homem morreu esta terça-feira na albufeira da Caniçada, em Terras do Bouro, depois de ter sido dado como “desaparecido na água”, adiantou à lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Braga. Segundo aquela fonte, o alerta foi dado às 14h19, para o desaparecimento de um homem na praia popularmente conhecida como Ipanema, na freguesia de Vilar da Veiga, nos limites do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

“O alerta foi para um homem desaparecido na água (...). O corpo já foi encontrado, mas não é possível adiantar a causa da morte”, explicou a fonte. A vítima teria 34 anos e era natural de Vila do Conde. A mesma fonte adiantou que ao local ocorreram 46 operacionais e 16 meios de equipamento, entre os quais os serviços de emergência médica, que ainda estão no local. O corpo foi encontrado “perto das 15h30”.

Também nesta terça-feira, no PNPG, mas no concelho de Montalegre, uma mulher de 29 anos ficou gravemente ferida na sequência de uma queda de “quatro a cinco metros” na zona da cascata Cela Cavalos, em Outeiro, segundo fonte dos bombeiros.

O comandante dos bombeiros de Montalegre, David Teixeira, disse à agência Lusa que a mulher, da zona de Guimarães, terá escorregado e sofrido uma queda acidental. De acordo com o responsável, a vítima apresenta ferimentos considerados graves, com múltiplas fracturas.

Como se trata de um local de difícil acesso, a mulher foi transportada numa viatura todo o terreno dos bombeiros até à estrada de alcatrão para avaliação pela equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Chaves, podendo, se necessário, vir a ser accionado um helicóptero para o seu transporte até uma unidade hospitalar. Para o local foram mobilizados 23 operacionais, entre bombeiro das corporações de Montalegre e Salto e da GNR, com nove viaturas.

Este ano as zonas mais acessíveis e turísticas do ParqueNacional da Peneda-Gerês têm sido mais procuradas, e isso tem-se feito notar também no número de acidentes que as autoridades vêm contabilizando. Segundo a edição desta terça-feira do Jornal de Notícias, a Unidade de Emergência, Protecção e Socorro da GNR já tinha acorrido nestes oito meses de 2020 a 17 situações, envolvendo 23 pessoas. O tipo de acidente mais comum é a queda em cascatas. 

Sugerir correcção