Parque do Tua certificado como destino turístico mundial para contemplar as estrelas

O Dark Sky Vale do Tua é a primeira área protegida em Portugal a receber a certificação de Destino Turístico Starlight.

trasosmontes,alijo,foz-tua,alqueva,fugas,turismo,
Fotogaleria
Tua agora também é Dark Sky Parque Natural Regional do Vale do Tua
trasosmontes,alijo,foz-tua,alqueva,fugas,turismo,
Fotogaleria
Dark Sky Vale do Tua Parque Natural Regional do Vale do Tua
,Linha do Tua
Fotogaleria
Dark Sky Vale do Tua Parque Natural Regional do Vale do Tua

Depois do Alqueva, a que se juntou no ano passado a rede das Aldeias de Xisto, chegou a vez do Tua ser declarado um destino oficial para admirar as estrelas. 

O Parque Natural Regional do Vale do Tua, em Trás-os-Montes, recebeu a certificação internacional de “Destino Turístico Starlight”, tornando-se assim no terceiro lugar de Portugal distinguido, confirmou esta terça-feira aquela entidade; um projecto que já tinha avançado no ano passado.

O Tua passa assim a fazer parte dos destinos Starlight, lugares que têm poluição luminosa muito baixa, “onde os visitantes podem desfrutar de oportunidades únicas e inigualáveis para ver o céu nocturno”, segundo a direcção do parque.

“Somos o terceiro destino turístico certificado em Portugal, depois do Alqueva e das Aldeias de Xisto, mas somos a primeira área protegida a receber esta certificação, o que obviamente nos orgulha”, destacou o director, Artur Cascarejo.

A certificação foi atribuída pela Fundação Starlight, que nos últimos dois anos avaliou em diferentes períodos e auditou o processo de candidatura, para confirmar que, efectivamente este território reúne todas as condições para integrar a lista de sítios Starlight, na modalidade de Destino Turístico.

De acordo com os critérios desta entidade, “os destinos turísticos Starlight definem-se como lugares visitáveis com excelentes condições para a contemplação de estrelas, protegidos da poluição luminosa, estando aptos para acolher iniciativas turísticas relacionadas com a observação do céu, como parte essencial da natureza”.

O Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT), que já tinha aderido à marca e conceito Dark Sky e obteve agora a certificação dos cinco concelhos que o integram, nomeadamente Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor.

Com esta nova certificação o PNRVT espera alcançar “novos mercados internacionais; seja da Europa ou de longo curso, que viajam para locais com forte preocupação ambiental, identidade e capazes de proporcionar experiências enriquecedoras, aquelas que acrescentam valor ao momento de lazer bem como enriquecimento intelectual”.

“O PNRVT pretende ainda fazer a ligação entre a temática deste Dark Sky e a arqueoastronomia, criando aqui um forte laço entre o céu nocturno e o património arqueológico”, apontou o director.

O Dark Sky Vale do Tua passará a fazer parte da rede nacional de destinos da Associação Dark Sky que tem como missão a protecção deste recurso e também a cooperação entre as regiões com certificação (Alentejo, Centro e Norte) através da criação de uma oferta organizada e estruturada em torno do astroturismo, em que cada destino contribui com as suas especificidades.

A cooperação é uma das exigências do processo de certificação e implica, segundo os responsáveis, “que se crie um contexto de oferta turística que envolve as entidades gestoras do território, a comunidade e, essencialmente, o setor empresarial local”.

“Falamos de oferta de alojamento de qualidade, meios de observação das estrelas disponíveis ao visitante, formação de recursos humanos que possam fazer a interpretação astronómica e a sua integração na natureza noturna, etc.”, especificou o diretor do parque do Tua. 

Sugerir correcção