Messi comunica ao Barcelona que quer deixar o clube

Meios de comunicação argentinos e espanhóis avançam que o jogador de 33 anos quer deixar o clube onde está desde 2000. Messi pretende accionar uma cláusula que lhe permite rescindir o contrato no final de cada época. Clube diz que o prazo expirou em Junho e que vai procurar orientação jurídica.

futebol,desporto,fc-barcelona,messi,liga-espanhola,futebol-internacional,
Fotogaleria
Jogador de 33 anos está desde 2000 no clube espanhol Reuters/ALBERT GEA
futebol,desporto,fc-barcelona,messi,liga-espanhola,futebol-internacional,
Fotogaleria
Reuters/SERGIO PEREZ
futebol,desporto,fc-barcelona,messi,liga-espanhola,futebol-internacional,
Fotogaleria
Reuters/JUAN MEDINA
futebol,desporto,fc-barcelona,messi,liga-espanhola,futebol-internacional,
Fotogaleria
Reuters/JOHN SIBLEY
,UEFA Europa League
Fotogaleria
Reuters/Rafael Marchante

Lionel Messi quer deixar o Barcelona e está já a preparar o pedido de rescisão do último ano de contrato que tem com o clube, avança esta terça-feira o diário desportivo argentino Olé, canal televisivo Tyc Sports e o jornal espanhol El País. À Associated Press (AP), o clube confirmou que o argentino enviou esta terça-feira um documento em que expressa a sua intenção de sair.

Segundo a imprensa argentina, este é considerado um dos primeiros passos para iniciar as negociação de saída. O avançado manifestou a sua intenção de abandonar o clube ao abrigo da cláusula que lhe permite rescindir o contrato no final de cada época, embora com um prazo definido para o fazer.

De acordo com o que escreve o espanhol El Mundo, o jogador ainda tem cerca de um ano de contrato, que terminará só a 30 de Junho de 2021. No entanto, Messi considera que a cláusula que poderia usar para sair do clube (e que teria caducado a 31 de Maio, em condições normais) ainda está em vigor já que a covid-19 obrigou a que as competições se tenham estendido até Agosto. No contrato que assinou em 2017, o jogador manteve a possibilidade de abandonar o clube no final de cada época. E, desta forma, a cláusula de rescisão do contrato estimada em 700 milhões terá ficado sem efeito. 

Por sua vez, o clube diz que o prazo para accionar essa cláusula expirou em Junho e afirma que vai procurar orientação jurídica, escreve a AP News. 

Esta semana, vários meios de comunicação social espanhóis já tinham avançado que Leo Messi já se via “mais fora do que dentro” do clube, palavras ditas pelo próprio jogador depois de uma reunião com Ronald Koeman, treinador do FC Barcelona. Esta reunião foi o primeiro contacto do avançado com o novo treinador, que acabou de chegar a Camp Nou.

Antes disso, Koeman já tinha assumido a vontade de trabalhar com Messi, “o melhor do mundo”, mas afirmou que só ficaria no FC Barcelona quem estivesse determinado a “dar tudo” pelo clube. “Adoraria trabalhar com o Messi, porque ele ganha jogos. É o melhor do mundo e é preferível tê-lo na tua equipa do que na adversária”, assumiu o técnico holandês, que dirigirá os catalães nas duas próximas épocas.

Koeman disse, a 19 de Agosto, desconhecer a eventual vontade do argentino em mudar de ares, depois de uma época fracassada a todos os níveis: “Não sei se tenho que convencer o Messi. Se quiser ficar, ficarei feliz, mas ele ainda tem mais um ano de contrato. Portanto, é jogador do ‘Barça’”.

Mais do que alimentar especulações, o treinador disse querer saber em primeira mão “o que ele pensa do clube e como quer continuar” e recordou que só aceitaria trabalhar “com gente que está aqui para dar o máximo pelo FC Barcelona”.

O anúncio do argentino acontece 11 dias depois da derrota do Barcelona frente ao Bayern de Munique nos quartos-de-final da Liga dos Campeões. A derrota de 8-2 foi um dos piores resultados na carreira do jogador e na história do clube. O resultado foi o encerramento de uma temporada difícil para o Barcelona — a primeira sem título desde 2007/08 — e desencadeou uma de piores crises de todos os tempos no clube.

Messi já tinha falado abertamente sobre a sua insatisfação com algumas decisões do Barcelona esta temporada, mas ainda não se tinha pronunciado sobre a derrota contra o Bayern, o que levantou dúvidas sobre o seu futuro em Camp Nou.

Se Messi puder sair do clube “de graça” não faltam pretendentes para o acolher. No entanto, apenas alguns clubes dispõem de fundos para lhe pagar o salário, mesmo sem uma taxa de transferência. O Paris Saint-Germain e o Manchester City são vistos como os destinos mais prováveis. Também os italianos do Inter de Milão têm sido apontados como possíveis destinos do “astro” argentino, que chegou ao FC Barcelona com apenas 13 anos.

"Outro momento histórico"

Depois da notícia de que Messi planeia deixar o clube, o ex-jogador Carles Puyol já demonstrou o seu apoio ao argentino através das redes sociais sociais. “Respeito e admiração, Leo. Todo o meu apoio, amigo”, escreveu o ex-jogador do Barcelona no Twitter.

Luís Figo também já reagir à notícia da possível saída do avançado. "Uau!! Outro momento histórico!!!”, afirmou o português no Twitter.

Messi, de 33 anos, está no clube desde 2000. Estreou-se frente ao FC Porto, em 2003, na partida que marcou a inauguração do Estádio do Dragão. Década e meia depois transformou-se num dos mais emblemáticos jogadores da história dos catalães. Messi, seis vezes eleito o melhor futebolista do mundo para a FIFA, soma mais de 731 jogos e 634 golos pela equipa principal dos blaugrana, ao serviço dos quais conquistou dez ligas espanholas, seis taças do Rei de Espanha, oito supertaças espanholas, quatro ligas dos campeões, três supertaças europeias e três mundiais de clubes. Com Lusa

Sugerir correcção