O fotógrafo do quotidiano portuense que não deixava nada por dizer

Foi jornalista, escritor, professor, fotógrafo. No seu atelier em Santa Catarina, Guedes de Oliveira retratou as mais importantes figuras do teatro na viragem do século XIX. O Arquivo Municipal disponibilizou online todo o seu acervo.

Foto

Quando a equipa do Arquivo Municipal do Porto foi chamada a “salvar” o que restava do espólio de Guedes de Oliveira, encontrou uma “casa em derrocada” e um sem fim de material precioso “em muito mau estado de conservação”. Estávamos nos anos 90, mas Paula Cunha e Maria da Luz ainda recordam aqueles dias. “Quando os caixotes de madeira chegaram cá estavam num estado indescritível”, conta a arquivista Paula Cunha. “Tivemos de nos vestir com batas hospitalares e usar máscaras. Toda a gente se envolveu na limpeza inicial.” Algumas das placas de vidro estavam partidas e tiveram de ser refeitas, com minúcia e paciência infinitas, como se de puzzles se tratassem. Depois, foi preciso identificar todos os sítios e pessoas retratadas e, por fim, tornar o arquivo acessível ao público. O trabalho de dez anos de limpeza e restauro e dois de tratamento intelectual está terminado e traça o itinerário de uma viagem pelo Porto na viragem do século XIX.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção