Covid-19: isto é on the record

Todos os manuais de gestão de crise e de comunicação em tempos de crise se esgotaram nas primeiras semanas. Por mais literatura que exista e por mais especialistas que nos guiem, ninguém está preparado para uma catástrofe.

Foto
Manuel Roberto

Em Janeiro já se falava do novo coronavírus nos corredores do Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto. Naquele momento, ainda só da China (hoje é muito mais do resto do mundo). Cerca de um mês e meio depois, logo a abrir o terceiro mês de 2020, entrou o primeiro infectado. A partir daí, foi em catadupa.

Nesse momento, quando a generalidade da população portuguesa começou a consciencializar-se do potencial de ameaça de uma nova doença, ainda pouco conhecida, no mesmo edifício onde exercemos as nossas funções executivas já se combatia o novo coronavírus e se implementava um conjunto de estratégias para permitir limitar ao máximo os efeitos de uma epidemia que, dali a muito pouco tempo, viria a transformar-se na pandemia de maiores proporções dos últimos cem anos.

Tal como a generalidade das pessoas, também nós levamos algum tempo a constatar a real dimensão do potencial destrutivo desta infecção e as consequências directas no nosso trabalho. A única diferença foi que estávamos a intervir num dos campos de batalha contra a doença e, por isso, quaisquer intervenções que realizássemos influenciariam forçosamente os resultados desta contenda, quer para as pessoas directamente envolvidas na luta directa contra o vírus, quer para a generalidade da população. O olhar estava posto no hospital. E nós temos um papel determinante na imagem real e na imagem percebida, para dentro e para fora das paredes desta instituição.

O que não se comunica não existe: é nesta era que vivemos. A covid-19 trouxe grandes desafios a todos os profissionais de comunicação. Não só a nós, que integramos uma instituição de saúde da linha da frente.

Nestes últimos meses  agora menos, felizmente, apesar de não sabermos o que o futuro nos reserva – assistimos a todas as plataformas de informação e comunicação preenchidas com conteúdos SARS-CoV-2 e covid-19. De forma mais ou menos directa. De forma mais ou menos responsável. De forma mais real ou fake. Mas assistimos, no universo da comunicação tradicional e digital, à implementação das diversificadas ferramentas que temos ao nosso dispor. Basta olharmos para a evolução das conferências de imprensa dos pivots da crise a nível mundial e para a forma como se comunica no Twitter.

Todos os manuais de gestão de crise e de comunicação em tempos de crise se esgotaram nas primeiras semanas. Por mais literatura que exista e por mais especialistas que nos guiem, ninguém está preparado para uma catástrofe. Seja em que área for. Mas os conceitos básicos continuam mais actuais que nunca: antecipação, agilidade, verdade e qualidade informativa. Estes são os quatro princípios de qualquer gestão comunicacional de crise.

No Centro Hospitalar Universitário de São João acrescentamos três conceitos: credibilidade, brio e abertura. Nesta fase de grande exigência e pressão, a estratégia foi comunicar, comunicar, comunicar. Abrir as portas sempre que possível, mas também nos escudamos quando outras prioridades se elevaram. Na comunicação externa foi importante jornalistas e assessores de imprensa estarem do mesmo lado da barricada. Olhar para os problemas com responsabilidade e assumindo o espírito de missão. Ivy Lee, considerado o pai das relações públicas modernas, dizia: “O público tem de ser informado”. É desta forma que olhamos para a comunicação e que a gostamos de concretizar.

Temos pais, avós, tios, primos, amigos e, não no nosso caso, filhos. Mas temos um papel fundamental no combate a esta pandemia: comunicar e informar. Com responsabilidade, credibilidade e coragem.

Sugerir correcção
Comentar