O fim de um mundo em Beirute

Um estilhaço acaba de entrar no olho de Marwan. Ainda cai vidro em cima de quem ajuda. Quilómetros de cidade em ruínas. Um país sem governo, entregue à força de cada um, de muitos por todos. A explosão em Beirute é a bomba-relógio de um sistema.

Foto
As fachadas dos edifícios encheram-se de bandeiras do Líbano, mas também de afirmações políticas WAEL HAMZEH/EPA

Este rapaz ao volante está tão farto. Mais que farto: “Furioso. Enojado.” Vamos ao longo do mar, na cidade onde ele mora, Beirute, destruição à esquerda, destruição à direita, destruição mais uma vez, só que agora como nunca, de uma só vez. E anúncios acabados de colocar ao longo das ruas, dos viadutos, dos passeios, prometem que a fénix vai renascer, mais uma vez renascer. “I WILL SURVIVE”, diz um cartaz em inglês; “Beirute, Mille fois morte, mille fois revécue”, diz outro em francês. E isso é só parte do que enfurece este rapaz alto, esguio, bonito, que se chama Ali, nome comum entre os muçulmanos xiitas: “Odeio esta retórica, como se fosse natural passarmos por isto, como se fosse o nosso destino. Justifica tudo o que acontece. Só um álibi para as máfias que sempre nos governaram.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção